quinta-feira, 10 de setembro de 2009

II Congresso Do Circuito Fora do Eixo, Vindo Ali: Quase na Curva do Rio =)

Será realizado de 21 a 27 de setembro em Rio Branco o II Congresso Fora do Eixo, projeto que reunirá na capital acreana diversos agentes culturais representantes de pontos fora do eixo situados nos mais variados estados brasileiros. O encontro debaterá durante sete dias temas ligados ao universo da cultura brasileira, entre eles, economia criativa, artista e mercado musical, tecnologia social, empreendedorismo e economia solidária. Ao fim do encontro, uma conferência livre com visando a Conferência Nacional de Cultura será realizada. Este é o segundo ano de realização do Congresso Fora do Eixo.

Em 2008, a cidade-sede foi Cuiabá, que recebeu à ocasião quase cem agentes culturais integrado à rede Fora do Eixo. De lá pra cá, a rede se fortaleceu com a formalização de pontos FE em cada cidade, que aos moldes do Programa Cultura Viva – do Ministério da Cultura, insere a localidade na rota dos programas promovidos pela rede. Hoje são quarenta coletivos integrados oficialmente a movimentação, um número que promete crescer ainda mais no congresso com a apresentação de filiações por parte de novos coletivos interessados.

Entre os mediadores convidados, estão Marcus Franchi (consultor em Arranjos Produtivos Locais na cadeia econômica da cultura do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT), Fabricio Nobre (predisente/fundador da Abrafin e diretor/sócio da Monstro Produções), Sérgio Ugeda (sócio/fundador da Tronco Produções), Ana Carla (Fundadora da empresa de consultoria “Garimpo de Soluções – economia, cultura e desenvolvimento”) e Ioshiaqui Shimbo (Membro da Coordenação Colegiada Incubadora Regional de Cooperativas Populares da Universidade Federal de São Carlos).

Além de obviamente fomentar as discussões sobre polícias públicas e estimular as trocas de tecnologias entre todos os envolvidos, o Congresso visa também traçar planos e estratégias acerca de ações do Circuito, como o Festival Fora do Eixo, o Fora do Eixo Card, o Festival Grito Rock Integrado, o Portal Fora do Eixo, entre outros. Ao final do congresso, além da conferência, cada núcleo de trabalho apresentará o programa cultural desenvolvimento para o ano 2009/2010.

2 comentários:

Veriana Ribeiro disse...

em que lugar de Rio Branco acontecerá os grupos de trabalho e as palestras?

Kaline Rossi disse...

No Amazônia Eventos que fica ali, na Estrada da Floresta.