terça-feira, 19 de junho de 2012

Caldo de Piaba e o baterista Jorge Anzol se apresentam no Sexta Tem da FEM

André Gonzaga (Assessoria FEM) 

Por enquanto vamos tocando com os convidados de honra, como o Jorge Anzol, por exemplo. O Anzol que fisgou as Piabas”, brinca o guitarrista Saulinho Machado - foto de Crewactive.
 Os músicos da Caldo de Piaba vão se apresentar nesta sexta-feira, 22, às 20 horas, no auditório da Escola Acreana de Música (EsAM), como programação do projeto “Sexta Tem” da Fundação Elias Mansour (FEM). Jorge Anzol, baterista da Los Porongas, vai acompanhar o trio, que atualmente é formado por Saulinho Machado (guitarra), Arthur Miúda (baixo) e João Gabriel (percussão). 

 De influências regionais, como a “Praia do Amapá” de Jorge Cardoso (que é fã da Caldo de Piaba), até a pancada “I Want You” dos Beatles, o repertório se destaca pela diversidade de ritmos que permite chegar a um maior número de público. Tem um pouco de tudo: lambada, guitarrada paraense, funk, dub, ska, samba e rock. “E também vamos fazer releituras de músicas do Jorge Ben Jor”, avisa Saulinho.

 Em 2010, dois anos depois do início do grupo, eles provaram daquilo que as bandas Los Porongas e Filomedusa haviam realizado [e com sucesso!]. A diferença é que, ao invés do Centro-Oeste e Sul, os destinos foram os estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, com a turnê “Caldo da Peste, Piaba no Nordeste”. Na volta para o Acre, circularam também pelo interior para promover o seu trabalho.

Além da Caldo de Piaba, o baixista Arthur Miúda também faz parte da banda Mapinguari Blues - Foto de Guilherme Noronha
O resultado desse esforço? Casa-sempre-cheia! Os curiosos se aproximavam e as apresentações ficavam cada vez mais dançantes e divertidas. Não importando se era a clássica “Chorando Se Foi”, do grupo Kaoma, a versão reggae/dub que os músicos fizeram para “Me Libera”, do Djavú, que estourou nas rádios de todo o país, ou ainda as suas próprias composições.


A primeira formação da banda era composta pelo baixista Arthur Miúda, baterista Eduardo Di Deus e o guitarrista Saulinho Machado - Foto de Talita Oliveira 
Na época, Eduardo Di Deus ainda era o baterista e também assumia a função de porta-voz. Em dezembro do ano passado ele deixou a turma. Enquanto não encontram um novo integrante para conduzir a “cozinha”, a Caldo de Piaba experimenta. “Por enquanto vamos tocando com os convidados de honra, como o Jorge Anzol, por exemplo. O Anzol que fisgou as Piabas”, brinca o guitarrista. Ouça no www.myspace.com/caldodepiaba

Nenhum comentário: