quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cinema na praça na comemoração do cinqüentenário do Acre

Por: André Gonzaga (FEM)


Rio Acre - Aeroporto Velho - final da década de 1940

A programação do “Um Cinquentenário de Cultura”, coordenada pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), apresenta uma sessão gratuita de cinema no sábado, 16, às 18 horas, na Tenda de Leitura, localizada na praça ao lado da Biblioteca Pública. A exibição será da obra “O Território Federal do Acre 1949”.

O filme mostra a “invenção” do Acre e toda a modernização pela qual o Estado passou nesse período, principalmente na Capital. Espaços como o Leprosário, a Colônia Penal Agrícola e novas escolas foram criadas. Além disso, essa transformação também marca o processo de migração dos habitantes da zona rural para Rio Branco.

A produção é da Medeiros Filmes, realizada a pedido do governador José Guiomard dos Santos (1947 a 1951) quando o Acre ainda era Território. Após a sua morte, a película foi doada pela ex-primeira dama Lydia Hammes, viúva, ao Centro de Documentação e Informação Histórica (CDIH) da Universidade Federal do Acre (Ufac) e hoje pertence ao acervo do Departamento de Patrimônio Histórico do Acre.

Nenhum comentário: