sábado, 19 de fevereiro de 2011

RIO BRANCO NOS PREPARATIVOS PARA A QUINTA EDIÇÃO DO GRITO ROCK AMÉRICA LATINA 2011

Entenda como a soma de Carnaval, Flutuante e Gameleira resultam em rock n' roll
por André Gonzaga

As inscrições para o quinto Grito Rock Rio Branco terminaram na semana passada, treze bandas daqui e mais uma de Porto Velho (RO) se apresentarão nos dias 25 e 26 de fevereiro no novo Flutuante. A localização é generosa e possibilita a travessia do rock n' roll pelo Rio Acre para se fazer ouvir num dos cenários mais queridos do estado: a Gameleira. Mas antes disso, Mogno e Descordantes participam da prévia do evento no Loft Bar já neste sábado, dia 19, a partir das 22 horas.

A realização local é do Coletivo Catraia, mas a iniciativa partiu direto de Cuiabá, oito anos atrás. O Espaço Cubo maquinava uma saída para aproveitar o recesso do período de Carnaval com algo, digamos, fora dos padrões. Pronto, surgiu o Grito Rock, uma alternativa que atualmente é considerada o maior festival integrado da América Latina. Como isso aconteceu? É que em 2007 mais 19 cidades embarcaram nessa empreitada, inclusive o Acre... Só que ainda não parou por aí.

"Para se ter uma ideia do sucesso, dois anos depois a rede continuou sendo ampliada e o número aumentou para 60 realizadores, incluindo Argentina e Uruguai. Quer mais? No ano passado mais de 80 pontos diferentes realizaram sua edição do GR. Cerca de 500 bandas circularam pelo Brasil. Nossos vizinhos da Bolívia também pediram licença e nós recebemos a notícia com sorriso largo, porque agora eram quatro países que sediavam o evento", relembra Karla Martins do Coletivo Catraia.

Neste ano as edições do Grito Rock serão realizadas entre 19 de fevereiro a 28 de março, a decisão da data cabe aos coletivos. Mais de mil vagas foram oferecidas em todos os estados brasileiros e ainda em outros países. São 132 cidades conectadas, 13 da região Norte, 18 do Nordeste, 11 do Centro-Oeste, 17 do Sul, 63 do Sudeste e 10 cidades distribuídas entre Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Panamá e Uruguai. Ufa!

Tamanha grandeza contempla quem trabalha direta ou indiretamente com música, melhor ainda para aqueles que nunca tinham "saído de casa". Cerca de 10 bandas do Acre já tocaram em outros estados através do Grito Rock. Uma delas foi a Los Porongas e mais recentemente a Caldo de Piaba que promoveu a turnê "Caldo da peste, piaba no nordeste".

"As pessoas tem muita curiosidade sobre o Acre, a música daqui é sempre bem recebida, e outra... O desempenho da banda somado a resposta do público repercutem e muito! Todas as cidades que realizam o GR são interligadas por coletivos, que fazem parte do Circuito Fora do Eixo, e a crítica especializada sempre publica material sobre o show de cada atração", explica Dito Melo, vocalista e guitarrista da banda Descordantes que viaja ainda este mês para participar do Grito Rock Vilhena (RO).

Isso acaba refletindo na hora de competir pelas vagas nos festivais de música independente pelo Brasil. Os produtores criam referências do trabalho do artista e depois os coletivos conversam entre si sobre qual proposta se encaixa melhor no perfil daquele evento. Mas isso é conversa para mais a frente, agora o Coletivo Catraia alerta que quem estiver interessado em participar do Grito Rock deve acessar o endereço www.toquenobrasil.com.br o mais rápido possível, já que a maioria dos prazos foram encerrados. No portal você tem acesso as datas limite de inscrição e o de execução em todo país.

O Grito Rock é uma produção do Circuito Fora do Eixo (foradoeixo.org.br) em conjunto com os coletivos e conta com parceria das Casas Associadas e apoio do portal Toque no Brasil. O evento é filiado à Associação Brasileira de Festivais Independentes - Abrafin.

PROGRAMAÇÃO DO GRITO ROCK RIO BRANCO 2011

SEXTA-FEIRA, DIA 25 DE FEVEREIRO:

PARAFAL
ALTER-EGO
RAW RIDE
SUICIDE SPREE
ANA E OS LOBOS
CARO JOHN (TARAUACÁ)

SÁBADO, DIA 26 DE FEVEREIRO

DESCORDANTES
K42
DEGRADÊ
ZOO HUMANOS
FRIDAS
MOGNO
CALDO DE PIABA


siga @coletivocatraia @gritorock

Nenhum comentário: