sexta-feira, 27 de março de 2009

Nicles: No Inútil Discurso Transcedental - o próprio- e em Coletânea.

arte por Janu Schwab

Com uma cena musical efervescente, o movimento alternativo acreano dá o passo seguinte para a consolidação dos artistas e com a possibilidade de divulgação além das fronteiras amazônicas, quiçá sul-americanas: a gravação de registros fonográficos de qualidade. E tratando-se de tecnologias o SMD está com tudo nas paradas de sucesso independente. Isso aí, muitos artistas aderiram à tecnologia por oferecer inúmeras vantagens, entre elas: O sistema Semi Metal Disc não permite cópias; O preço da produção é cerca de 1/3 menor que a produção de um Cd convencional; É uma tecnologia 100% brasileira, patenteada e com produção exclusiva, por pelo menos por um bom tempo, da Zona Franca de Manaus e, devido ao baixo custo de produção, possibilita uma maior acessibilidade dos artistas independentes a realizarem os seus registros fonográficos, permitindo vendê-los por um preço justo e ainda obter lucro. É uma verdadeira revolução da indústria fonográfica que atualmente passa por uma má fase

Como exemplos de artistas no meio independente com produção em SMD temos : Mr. Jungle, Nuda, Plano Próximo, Vulgo Quinho e os Caras, Terminal Guadalupe, Do amor, The Feitos, La Fusa, Orquestra Imperial entre outros e até os badaladíssimos, e não tão independentes assim, Zeca Baleiro e Arnaldo Antunes.

Para Acrescentarà lista: acaba de ser lançada a Coletânea Canta Tião: um canto à natureza”. Trabalho desenvolvido por 6 bandas interpretando versões de canções do Tião Natureza. O artista é um dos dinossauros do rock acreano que veio de festivais de música popular, além de cantar religiosidade, simplicidade e humildade do seringueiro e dos povos da floresta do Acre.
Canta Tião: um canto a natureza, pretende reacender nas vozes jovens dos artistas contemporâneos, as obras deste mágico e magnífico artista local, que o tempo, apesar de obscurecer e dar a noção de esquecido, não conseguiu apagar a grande colaboração de sua colaboração a música acreana.”
As bandas que participaram da coletânea foram Fire Angel, Camundogs, Capuccino Jack, Radio ao Vivo, Scalpo e Nicles. E ainda está por vir o lançamento de um edital de seleção para bandas que desejam participar da Coletânea Acre – 2009. A coletânea Canta Tião pretende ser lançada no mês de março (que já está acabando) no UNDER ROCK ACRE, com data e horário ainda a serem definidos.

arte por Hildo Almeida

Por falar em Nicles, também na lista, nossa AcrEana aliada ao Coletivo de Cultura, Catraia, acaba de receber da fábrica o seu primeiro cd em tecnologia SMD. “O disco demorou um pouco para sair devido a alguns contratempos burocráticos, mas contamos com uma ajuda que foi decisiva para que o cd estivesse em nossas mãos agora, a do meu amigo Isaac Ronaltti” Segundo Johnny, a banda teve a ajuda do guitarrista João Eduardo (Los Porongas) em algumas etapas da gravação no estúdio, além de terem acertado no ponto com a arte gráfica criado pelo designer Janu Schwab.“O Janu não poderia ter feito melhor. Simplesmente leu nossos pensamentos. Ficamos muito satisfeitos com o trabalho dele.”

Depois de mais de 1 ano de trabalho de gravações, burocracias, arte gráfica e prensagem o trabalho (aprovado no edital da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Acre de 2007) está fresquinho e pronto para a festa de lançamento que ainda não tem data definida, mas provavelmente será em abril. Para os fãs da banda, Jhonny diz: “Ouça bêbado. É mais fácil de entender.”


Nenhum comentário: