sábado, 28 de março de 2009

Blogosfera Acreana - por Fábio Malini

“Quanto mais intensa for a prática democrática, maior é a atividade blogueira de uma região”. Rio Branco, no Acre, me faz insistir nessa premissa que construo sobre a blogosfera.

Rio Branco (AC) é uma cidade blogueira. E das boas. E é bem marcada pelo blogjornalismo combativo, pelo experimentalismo literário e pela cena cultural independente. Só isso já produz a fermentação para encontros, desencontros, caras e bocas, implicâncias, comentários, enfim, toda a gama de comportamentos online de uma blogosfera agitada.

Um primeiro dado que descobri, antes de desembarcar, fuçando blog depois de blog, com o uso da metodologia da “bola de neve”, é que existiam algumas publicações virtuais que eram os “nós ricos” da rede. Meu diagnóstico é que, como qualquer rede, a blogosfera acre(i)ana possui seus hubs, que são o Altino Machado, o Coletivo Catraia e o Toinho Alves, verdadeiro fazedores das mentes acre(i)anas. O Altino mobiliza uma comunidade de 1000 visitantes/dia em torno de sua opinião sobre as questões amazônicas. O cara é referenciado em Rondônia, Amapá, Belém… O Catraia é um típico blog coletivo, mantido pela juventude local que não liga muito para o mainstream. E o Toinho, puts, é um poeta, que faz literatura e militância através de um blog que nasceu da orientação de sua filha, a Veriana, menina com texto fulminante e veia blogueira de primeira (comentário breve, link e porrada…). Ela também é culpada pela criação do blog do Altino. Isso há quatro anos, quando tinha 14. Altino gosta de dizer: “estaria morto se não fosse o blog”. Hoje é praticamente a voz jornalística mais independente de lá. E por isso que sua principal receita vem de longe, do Portal Terra (onde publica um blog sobre a Amazônia), ou dos seus usuários (que já bancaram o cara no momento de pouca comida na geladeira).

(...)

Leia o texto de Fábio Malini na íntegra sobre a blogosfera acreana, aqui

Nenhum comentário: