quinta-feira, 26 de março de 2009

Oficinas de Jornalismo Cultural em Rio Branco

Eliane Brum

Nos dias 24 e 25 de Março Rio Branco recebeu a caravana do Itaú Cultural com o Projeto Rumos de Jornalismo Cultural, na Biblioteca Marina Silva, a biblioteca da Floresta. A oficina do dia 24 foi ministrada por Eliane Brum e teve 40 inscritos. Não era pra menos, Eliane é repórter especial da revista Época, tem uma história de 20 anos na profissão e mais de 40 prêmios de reportagem ao longo deles, entre os quais o Esso, o Vladimir Herzog e o da Sociedade Interamericana de Imprensa. É também autora dos livros O Olho da Rua, A vida que ninguém vê e do Coluna Prestes: O avesso da lenda, além de co-diretora e co-roteirista do documentário Uma história severina.

Um olhar singular: práticas

Em Busca do Personagem: Um Olhar Singular trabalhou a construção do personagem na reportagem jornalística, ensinou a fazer perfis de pessoas anônimas entre outras técnicas de apuração, ética, formas de se fazer matérias cotidianas e técnicas de trabalhos jornalisticos. Foi um sucesso.

Fábio Malini

Na quarta, dia 25, foi a vez de Fábio Malini. Capixaba graduado em Comunicação Social, Mestre em Ciência da Informação, Doutor em Comunicação e Cultura, entre outras qualificações. Com experiência na área de Comunicação, com ênfase em Redes Sociais, Território e Novas Mídias, atua principalmente nos seguintes temas: comunicação, novas tecnologias da informação e comunicação, redes sociais e jornalismo. Atualmente realiza o projeto de pesquisa, com financiamento do CNPq: Nós, os mídias: conflitos e clivagens entre o jornalismo e os blogs na cobertura política. É ainda editor do blog Jornalismo Digital.
“A oficina busca assim promover um encontro que se realiza de dupla forma, através da socialização de conhecimentos sobre os estilos literários e não-literários atuais da blogosfera e, ao mesmo tempo, da publicação de conteúdos gerados por essa turma neste blog“.
Fábio tratou sobre a influência da blogosfera na comunicação, o conflito dos saberes, o poder da força coletiva da rede, deu dicas de como utilizar de maneira adequada esse tipo de ferramenta, sem perder a ética e a credibilidade das informações e ainda de como fazer seu blog bombar na rede. Sobre o assunto, leia aqui o texto “ O que nós, blogueiros, somos?” do Fábio. Como prática da oficina, textos elaborados pelos oficineiros foram publicados no blog da oficina do Rumos e depois uma análise foi feita sobre os estilos, erros comuns e sugestões de escrita. Tudo muito interativo e interessante. Quer ver a apresentação completa da Oficina do Fábio? baixe aqui. De Rio Branco a caravana do Rumos 2009 segue para Porto Velho, para Escola Municipal Ulisses Soares Ferreira/Secretaria Municipal de Educação.

27/03, das 9h às 18h — Oficina Em Busca do Personagem: Um Olhar Singular, com Eliane Brum
28/03, das 9h às 18h — Oficina Blogs, Estilos Textuais e a Construção da Reputação em Rede, com Fábio Malini

Acompanhe pelo blog Itaú Rumos Cultural aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Kaline

Já estou em Porto Velho. Valeu pelo post. Parabéns...

Só um detalhezinho, o blog norumo.net não é do "Rumos" é da Oficina do Rumos... Blz?

Beijão,

FM
PS: criei um twitter da oficina do rumos. o endereço é: twitter.com/oficinarumos Segue a gente por lá e interaja, valeu...