quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ciclo de Formação em Fotografia com Miguel Chikaoka


A ideia do grupo é trabalhar com a formação de conhecimentos essenciais sobre a origem, registro e tratamento da imagem.

Com o objetivo de estimular a reflexão sobre a fotografia, o Pium Fotoclube e a Biblioteca da Floresta promovem o projeto Ciclo de Formação em Fotografia. Nesta primeira edição, será ministrada pelo fotografo Miguel Chikaoka, a oficina “Photomorphosis – Iniciação a fotografia: do artesanal ao digital”. As aulas acontecerão de 19 a 28 deste mês, das 15 às 19 horas, na Biblioteca da Floresta.

A ideia do grupo é trabalhar com a formação introduzindo conhecimentos essenciais sobre a origem, registro e tratamento da imagem. Tudo isso por meio da construção e utilização de câmeras artesanais, jogos e exercícios sensoriais, propiciar o exercício do senso crítico no fazer fotográfico.

Segundo uma das integrantes do Pium Fotoclube, Cintia Davanzo, com o avanço da tecnologia digital, a fotografia tem se tornado uma prática cada vez mais popular, acessível para grande parte das pessoas. “Amadores, profissionais, artistas e curiosos têm produzido uma grande quantidade e diversidade de fotografias,e muitas vezes numa velocidade que não permite atenção e reflexão sobre o que está sendo fotografado”, disse. Nesse âmbito, Davanzo esclarece que o projeto de formação pretende enriquecer o processo propondo uma reflexão sobre a fotografia.

O “Ciclo de Formação em Fotografia” vai promover oficinas, workshops, exposições e palestras sobre a fotografia e seus temas transversais. O projeto é uma realização do Pium Fotoclube em parceria com a Biblioteca da Floresta e tem como financiadora a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Lei de Incentivo Municipal, e o patrocínio da Caixa Econômica Federal. As inscrições para a oficina acontecem de 11 a 14 de janeiro, das 16 às 19 horas, na Biblioteca da Floresta.

Quem é Miguel Chikaoka

Natural da cidade de Registro, interior de São Paulo, Chikaoka começou a fotografar na cidade francesa de Nancy, onde morou de 1977 a 1979. Voltou ao Brasil em 1980 e fixou residência em Belém do Pará, onde começou a trabalhar como fotojornalista e se envolveu em diversas atividades ligadas a fotografia.

Em 1984, cria o projeto FotoAtiva, associação que existe até hoje e que se consolidou como um núcleo de referência para o desenvolvimento de uma cultura fotográfica na região amazônica. Atualmente, Miguel coordena o Núcleo de Formação e Experimentação da Associação FotoAtiva, dirige a Agência Kamara-Kó Fotografias, além de ministrar diversas oficinas de fotografia no Brasil e no exterior.

http://www.portalamazonia.com.br

Nenhum comentário: