sábado, 19 de novembro de 2011

Festival Pachamama traz mostra de filmes produzidos no Brasil, Peru e Bolívia

Programação completa vem com produções sul-americanas, além de convidados, shows e palestras


Agora é oficial. Está tudo pronto para o Festival Pachamama – Cinema de Fronteira, que acontece de 22 a 27 de novembro, em Rio Branco. Serão mais de 15 filmes produzidos no Brasil, Peru e Bolívia. Uma mostra cinematográfica completa, trazendo grandes obras do cinema sul americano. A mostra principal de filmes acontece sempre às 19 horas, no Cine Teatro Recreio.

Mas a programação vai muito além da mostra principal, como a paralela realizada pelo grupo peruano Nómadas. Promovendo uma forte integração por onde passam, abrindo um telão inflável com mais de sete metros e exibindo documentários e filmes de ficção onde o cinema não pode chegar, o grupo também faz parte do Festival Pachamama esse ano. Serão várias apresentações, uma no dia 23, no bairro Taquari, outra no dia 24, no Bairro São Francisco, mais uma dia 25 no bairro Aeroporto Velho e a última dia 27, na Gameleira. Todas terão a presença de Jefferson De, diretor do filme brasileiro mais premiado do ano, Bróder.

Tem também uma Mesa Redonda Integração Cultural, que acontece nos dias 24 e 25, às 15 horas, na Filmoteca Acreana. A mesa é uma homenagem Associação Acreana de Cinema (Asacine), que ajudou a registrar um pouco da história do Acre através de seus filmes. Já o próprio Jefferson De estará realizando uma série de palestras, dia 24 no Centro da Juventude do São Francisco, às 16 horas e dia 25 no bairro Aeroporto Velho no mesmo horário.

E nem só de cinema vive o Festival Pachamama. Para o encerramento deste ano, acontece o show inédito de um dos grandes novos nomes da MPB, o cantor Otto. Será uma edição especial da festa Noite Latina, na Usina de Arte. O pré-show fica por conta da banda acreana Caldo de Piaba e logo depois o som latino dispara com as DJs Malu e Ângela. O ingresso será R$ 20 antecipado e R$ 30 na hora.


Convidados mais que especiais

Se no ano passado o festival recebeu unicamente o ator Mateus Nachtergaele, esse ano o Pachamama conta com um time de peso para as mostras e palestras. Como o Marcelo Cordero do grupo Yanemarai, da Bolívia, apresentando a rede de Microcines. Tem também Jeferson De, o diretor do premiado Bróder, que irá realizar palestras e apresentar seu filme acompanhando o grupo Nómadas em suas exibições pela periferia da capital.

A atriz boliviana Mariana Vargas Toro é outra que não ficará de fora do Pachamama, representando o drama Zona Sur. Já do Peru, o convidado é um dos atores mais promissores do cinema latino americano, Cristian Mercado, que tem feito muito sucesso com sua atuação no filme Contracorriente, que será exibido no festival. O ator Erom Cordeiro, que fez sucesso como o padre Wagner na novela Morde e Assopra, também vem para Rio Branco, trazendo o mais novo filme dirigido por Selton Melo, O Palhaço. E, para o encerramento, o ator Gero Camilo e o cacique Dadá Borari trazem o filme rodado no Pará, Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios.

Filmes em cartaz

O Pachamama traz filmes inéditos que estiveram tanto fora quanto dentro do circuito das grandes salas de cinema, como o premiado Bróder. Focada na amizade, a história acontece em 24 horas e traça o reencontro de três amigos que dividiram a infância no Capão Redondo: Jaiminho (Jonathan Haagnsen), um jogador de futebol em ascensão no exterior; Pibe (SilvioGuindane) e Macu (Caio Blat), o jovem protagonista que se mantém no bairro, flertando com a criminalidade. Em meio à alegria do reencontro, a sombra do mundo do crime ameaça a amizade do trio. Dia 23 de novembro, 19 horas, no Cine Teatro Recreio.

Outro grande nome é o sucesso internacional peruano Contracorrente. A história secreta de amor entre o pescador Miguel e o pintor Santiago, num pequeno vilarejo peruano, religioso e machista, é a trama principal do filme, ganhador do prêmio de público do Festival de Sundance, de Cartagena, de Montreal, de Miami e o grande vencedor do Festival Mix Brasil de Cinema 2010, no Brasil, entre outros. Dia 25 de novembro, 19 horas, no Cine Teatro Recreio.

O recém lançado filme O Palhaço é outro. Nele, Benjamim e Valdemar formam a fabulosa dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Benjamim é um palhaço sem identidade, CPF e comprovante de residência. Ele vive pelas estradas na companhia da divertida trupe do Circo Esperança. Mas Benjamim acredita que perdeu a graça e parte em uma aventura atrás de um sonho. Dia 26 de novembro, 19 horas, no Cine Teatro Recreio.

Já no encerramento, será exibido o novo longa do diretor Beto Brant, Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios, que conta com a trilha sonora do acreano Shaneihu Yawanawá,. O filme conta uma história de amor que se passa numa pequena cidade de garimpo no interior do Pará. É o lado western do Brasil, onde todos são forasteiros. Um pano de fundo perfeito para uma história de paixão desesperada. Nesse cenário, o romance entre o fotógrafo Cauby e a instável Lavínia, mulher fascinante de dupla personalidade (casada com o líder religioso local), é um gesto de delicadeza insuportável em meio à brutalidade e à cobiça.


Todos esses filmes e muito mais, de graça, você encontra no Festival Pachamama 2011 – Cinema de Fronteira. Confira a nossa programação completa no site

Nenhum comentário: