terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sérgio de Carvalho dá uma pausa no audiovisual para se aventurar pela literatura



O escritor e produtor cinematográfico Sérgio de Carvalho realiza um encontro para divulgar e discutir com o público temas que fazem parte do primeiro livro dele nesta nesta quinta-feira, dia 11, na livraria Nobel, a partir das 18 horas. O romance Noites Alienígenas foi publicado pela editora Pindaíba, uma idealização do publicitário Januário Schwab que, inclusive, é o responsável pela arte gráfica da obra. O fotógrafo Guilherme Noronha também vai estar presente com uma exposição planejada para retratar a atmosfera do livro. A entrada é gratuita.
Noites Alienígenas pelas lentes de Gui Noronha

O enredo relata três noites distintas em que as personagens principais se envolvem com a violência urbana e ainda outra série de problemas como a dependência química, por exemplo. “Eu acho que é um assunto que deve estar em pauta com urgência, discutido sem moralismo, discutido com toda complexidade que o tema pede”, explica o autor.

Sérgio de Carvalho por Talita Oliveira

O leitor vai encontrar referências a personalidades bem conhecidas no estado, como os jornalistas Toinho Alves e a polêmica Lenilda Cavalcante. Outras não chegam a ser identificadas pelo nome ou até ganham uma “nova identidade”, mas é só prestar atenção nas entrelinhas para descobrir quem é quem. Uma espécie de homenagem.

O romance ganha uma nova dimensão na hora da leitura porque rompe com os padrões tradicionais, já que foi escrito com base na experiência de Sérgio de Carvalho com a linguagem do cinema. Nada proposital, mas o historiador Marcus Vinícius comenta (em tom de brincadeira) que a obra, na verdade, é uma grande mentira.

“Eu simplesmente não conseguia parar de ler e chegou em um certo ponto que eu não conseguia mais ver como um livro. Para mim era um filme. Ele conseguiu de alguma maneira misteriosa, que eu queria muito aprender, fazer um livro em forma de filme. Vale muito a pena ler!”.

(André Gonzaga)

Nenhum comentário: