sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Começou a 2ª Semana Municipal de Juventude

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, através da Coordenadoria Municipal de Juventude e a Rede Acreana de Mulheres e Homens celebrou convênio para realização da 2ª Semana Municipal de Juventude, iniciada nesta terça-feira, 9. O principal objetivo é envolver a juventude do município e contribuir para o conhecimento de políticas públicas voltadas a esse grupo, estimulando assim sua participação ativa nas atividades realizadas, orientando para construção de um plano de vida saudável, para superar alguns obstáculos à saúde.

Desde o mês de junho, a equipe responsável já está nos preparativos para a Semana, que este ano terá como tema “Juventude e Vida Saudável”. A questão da juventude adquiriu uma visibilidade muito grande nos últimos anos em Rio Branco. Os jovens ocupam o centro de questões que comovem a cidade, tanto no que diz respeito aos problemas gerados pelo agravamento das desigualdades, como no que se refere à esperança de novos caminhos para nossa evolução social, com valores e padrões éticos superiores aos que predominam hoje.

A juventude é, conforme a coordenação do evento, "a fase da existência humana mais bonita, mais agradável, mais aberta no sentido de que tudo são aprendizagem e desenvolvimento Acima de tudo, é o instante, é o período que todo o nosso sistema, seja físico, mental e social está receptivo a tudo de construtivo que possamos realizar”.

Por isso, o tema juventude deve ser discutido sempre, todos os dias, porém reservar uma semana a cada ano para o debate é de extrema importância tendo em vista toda a complexidade e diversidade da questão, além de abrir espaço para as suas diferentes formas de manifestação.

A 2ª Semana Municipal de Juventude pretende desenvolver trabalhos nas áreas de entretenimento, educação, comunicação e mobilização social, valorizando assim os talentos e grupos das comunidades, além de politizar e despertar o interesse de conhecer as políticas voltadas à juventude. Nesta Semana, queremos também tratar de um assunto muito importante: Vida Saudável na Juventude. Queremos informar e incentivar os jovens a seguir um plano de vida saudável, sensibilizando para alguns obstáculos à saúde, como doenças mais comuns nessa faixa etária.

A informação e a participação são instrumentos que contribuem significativamente para alcançar os objetivos das políticas públicas, em especial, são essenciais para o sucesso das políticas mais recentes como as de juventude. Hoje em dia se reconhece as dificuldades e a grande complexidade que envolve os processos efetivos de construção e de desenvolvimento das políticas de juventude.

 

As atividades de produção cultural, assim como as de recreação e esporte, são campos centrais para a vivência da juventude. Valem como espaços para construção de identidades e sociabilidade, incluindo a criação de linguagens e códigos próprios. Possibilitam experimentação, troca de informações, ampliação de referências, elaboração e confronto de valores. Permitem que os jovens se encontrem com outros jovens em espaços menos controlados e regrados. Neste sentido, a programação na semana terá essa abordagem como referência metodológica, ou seja, construção de momentos onde os jovens se sintam livres para ajudar construir momentos saudáveis para sua vivência. (Assessoria)


Programação da II Semana da Juventude

Sexta-feira, dia 12 de agosto
Evento: Pacto das gerações
Horário: 15 horas
Local: Auditório da Biblioteca da Floresta

Evento: I Campeonato Municipal de Esportes Radicais
Horário: 17 horas
Local: Ralf - Parque da Maternidade

Evento: Espetáculo teatral Saúde e Sexualidade - Desencaixotando Nós
Horário: 19 horas
Local: Cine Teatro Recreio


Sábado, dia 13 de agosto
Evento: Atividades recreativas e esportivas
Horário: 19 horas
Local: Centros de Juventude de Rio Branco


Domingo, dia 14 de agosto
Evento: Abertura das Olimpíadas Inter-pólos
Horário: 8 horas
Local: Pólo Agroflorestal Custódio Freire

Evento: Show em comemoração ao Dia Internacional da Juventude e Dia do Estudante
Horário: 16 horas
Local: Calçadão do Novo Mercado Velho

Contatos
Oteniel dos Santos (coordenador municipal da juventude) ou Karin Boufleuer (coordenadora da II Semana da Juventude): 3211-2233


www.juventuderiobranco.blogspot.com

Nenhum comentário: