domingo, 11 de abril de 2010

TOUR FORA DO EIXO-ABRIL: CALDO DE PIABA, BURRO MORTO E CABRUERA

Turnê Fora do Eixo promoverá shows no interior de Minas e São Paulo

Serão dez apresentações em doze dias, com três bandas do Norte e Nordeste do país; turnê se extende do dia 11 até 24 de março

Mais uma vez São Carlos participa da turnê. Neste mês as bandas são Burro Morto (João Pessoa / PB), Caldo de Piaba (Rio Branco / Acre) e Cabruera (Campina Grande / PB) à bordo de uma turnê de duas semanas que atravessará o interior de São Paulo e Minas Gerais. Depois de se apresentar na capital paulista, no Festival Fora do Eixo, as três bandas, não necessariamente juntas, visitam as cidades: Araraquara, São Carlos, Bauru, Franca (SP), Guaxupé, Uberlândia, Uberaba, Montes Claros, Patos de Minas e Belo Horizonte (MG).

A turnê é articulada pela Agência Fora do Eixo em parceria com coletivos paulistas e mineiros da rede Circuito Fora do Eixo, envolvendo o trabalho de mais 60 pessoas. Para viabilizar a trip, cada coletivo se responsabiliza pela hospedagem e alimentação local, além do custeio da viagem até a cidade. A ação, além de delimitar rotas e fomentar culturalmente as cenas, possibilita que artistas de regiões distantes possam se apresentar no interior do Sudeste.
A tour deste mês também contará com relatos, fotos e pocket vídeos sobre cada lugar visitado, assim como aconteceu em março, com Porcas Borboletas e Aeromoças e Tenistas Russas. O material poderá ser acompanhado no blog Tour Fora do Eixo diariamente.




Burro Morto é um quarteto instrumental formado em 2007, cheio de influências como afrobeat, psicodelia e groove. As melodias são combinações ricas em sonoridades, ambientações, que abusam de cabos, filtros, delays, climas, cinismo e subversão. O segundo EP da banda, "Varadouro" (2008) foi lançado digitalmente pelo selo californiano One Cell Records e deu ampla visibilidade ao grupo. Durante o ano de lançamento, Burro Morto se apresentou na Feira de Música de Fortaleza, festival Coquetel Molotov (Recife), Universo Paralello (Salvador), além de tradicionais casas noturnas paulistanas como o CB Bar, Studio SP e Berlin. Atualmente, a banda trabalha na produção de seu primeiro disco, previsto para 2010. Veja o teaser do projeto.


Caldo de Piaba é um trio que, com menos de dois anos de existência, já tem no curriculo apresentações em festivais como o Calango (Cuiabá), Rec Beat (Recife) e Varadouro (Rio Branco). O som é instrumental, guiado pela guitarra (como na lambada e na guitarrada paraense) que se encontra com a bateria e o baixo, inspirados no funk, no ska e no samba-rock. É mistura boa pra dançar. Recentemente (março de 2010), a banda foi destaque de uma matéria na revista Rolling Stone Brasil.



Cabruera na estrada há mais de dez anos, se apresentou em vários festivais nacionais e internacionais. Formada por alunos da Universidade Federal da Paraíba, a banda reúne quatro músicos com diversas influências, desde o cancioneiro popular da Paraíba, até a música eletrônica. Com três CDs gravados "Cabruêra" (2000), "Samba da Minha Terra" (2004) e "Sons da Paraíba" (2005), participou de festivais na Inglaterra, Dinamarca, Itália, República Tcheca, Alemanha, França, Holanda, Suíça e Portugal. Dos festivais no exterior destacam-se o MIDEM na França, o Roskilde na Dinamarca, a POPKOOM na Alemanha, WOMAD na Itália e o Montreux Jazz Festival na Suíça. No Brasil, o grupo tem passagem pelo Abril Pro Rock, Goiânia Noise, Rec Beat, Mada, Calango, Porto Musical, Feira Musica Brasil, entre diversos outros.


Mais informações sobre a passagem da tour em São Carlos, acesso o Blog do Massa Coletiva - Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura.

CONFIRA AS CIDADES POR ONDE A TOUR VAI PASSAR:

11/04 - @ Araraquara - Teatro de Arena
12/04 - @ São Carlos - Rádio UFSCar
13/04 - @ São Carlos - Palquinho Maluco
14/04 - @ Bauru - Madame Pimenta
15/04 - @ Guaxupé - Teatro Municipal
16/04 - @ Franca - Mestićo Bar
17/04 - @ Belo Horizonte - Parque Municipal
18/04 - @ Belo Horizonte - Parque Municipal
19/04 - Day OFF
20/04 - @ Uberlância - GOMA
21/04 - @ Patos de Minas - Teatro Municipal
22/04 - @Belo Horizonte - A Obra
23/04 - @ Montes Claros - Casa fora do eixo montes claros

Nenhum comentário: