sábado, 10 de abril de 2010

Mostra Vídeos nas Aldeias, em Rio Branco.


Você tem ideia da quantidade de filmes produzidos por indígenas dentro e fora de suas comunidades? Se não tem, surge a oportunidade perfeita para você conhecer. Vem aí a Mostra Vídeo nas Aldeias, que acontece em cinco pontos de Rio Branco, de 12 a 18 de abril, com vídeos produzidos por cineastas indígenas. O ponto mais marcante dessa Mostra é o fato de que todas as exibições que irão acontecer contarão com a presença dos realizadores para trocar idéias com o público acreano.

A mostra também se torna uma comemoração ao Dia do Índio, que acontece dia 19 de abril. Os cineastas indígenas presentes serão Mutua Mehinaku e Takumã Kuikuro (Kuikuro), Patrícia Ferreira e Ariel Ortega (Guarani), Caimi Waiasse Xavante e Divino Tserewahú Tsereptese (Xavante), Valdete da Silva Pinhanta, o Bebito (Ashaninka), José de Lima Kaxinawa, o Zezinho Yube e Maria Jarlene Kaxinawa (Hunikui), representantes dos estados do Acre, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Além dos filmes produzidos pelos cineastas indígenas, o filme Corumbiara, de Vincent Carelli, curador da mostra, também será exibido na programação. Corumbiara ganhou o Kikito de melhor filme, no 37º Festival de Gramado (2009).

Os filmes serão apresentados em vários espaços culturais, que abrigam cineclubes da cidade. No centro de Rio Branco eles serão exibidos na Biblioteca da Floresta e a na Filmoteca Acreana, da Biblioteca Pública Estadual. Porém, com o objetivo de dinamizar outros espaços e permitir o acesso desse trabalho ao público de outros bairros, os filmes também serão exibidos no Teatro Barracão, no Cineclube Som da Floresta e no Cineclube Aquiry.

Veja a programação completa aqui

fonte: Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário: