segunda-feira, 29 de março de 2010

Sobre a II Conferência Nacional de Cultura


Por Daniel Zen


"A maratona foi tão intensa que demorou alguns dias para digerir todas as informações, vivências e experiências. Foram 7 dias de reuniões, debates, contatos com delegados de todos os Estados do Brasil... Começou no domingo, 7mar2010, chegando às 19h30 no aeroporto, vindo de Rio Branco-AC, e indo direto para a abertura das Pré-Conferências Nacionais Setoriais de Cultura, que contemplaram 19 segmentos artístico-culturais, equivalentes aos assentos temáticos da sociedade civil no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC). A abertura aconteceu de forma integrada, no auditório do Museu Nacional (a gigantesca e esplêndida oca branca de Niemayer, no início da Esplanada dos Ministérios), com discursos dos secretários do MinC e do Ministro Juca Ferreira. Uma boa referência ao Acre foi feita pela Secretária de Articulação Institucional, Silvana Meirelles, em virtude do fato de termos convocado e realizado 10 Assembléias Setoriais prévias às Pré-Conferências Setoriais, assim como Conferências Municipais de Cultura em 100% dos 22 municípios acreanos. É bom ouvir o reconhecimento de um trabalho feito com muito esmero, amor e carinho.

No dia seguinte, junto aos delegados setoriais do Acre, participei da Pré-Conferência de Música, proferindo a palestra de abertura logo após a fala do Thiago Cury, do Centro de Música da Fundação Nacional das Artes (CEMUS/FUNARTE). Em que pese o regulamento comum, cada pré-conferência setorial seguiu uma dinâmica própria. De igual forma, os conteúdos das discussões refletiram o maior ou menor grau de maturidade do segmento. As propostas e encaminhamentos debatidos nos dias seguintes foram, justamente, um retrato disso. Na música, que pude acompanhar mais de perto, ficou patente o grau elevado de amadurecimento que o setor vem obtendo no Brasil, notadamente como parte do rescaldo do declínio da indústria fonográfica, fenômeno vivenciado, conhecido e analisado por todos quase que a exaustão já há vários anos.

Mas, é justamente este contexto de crise que permite a re-significação de instituições, entidades, instâncias de articulação, pactuação e deliberação, como é a própria Pré-Conferência. [...]"


Leia esta análise da semana das Pré-conferências Setoriais e a Conferência Nacional de Cultura no Blog do Zen.

Nenhum comentário: