quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PORCAS BORBOLETAS É O NOVO LANÇAMENTO DO COMPACTO REC


O Compacto REC é um projeto que teve início em 2007, com o objetivo de lançar singles virtuais em rede, através dos veículos de comunicação integrados ao Circuito Fora do Eixo. A primeira banda lançada foi a Madame Saatan (PA). Na seqüência vieram artistas de todas as regiões do país como as elogiadas Bang Bang Babies (GO) e Filomedusa (AC). Com a liberação dos fonogramas para downloads, o projeto alinha uma iniciativa de trocas para remunerar o autor do trabalho em um sistema de economia solidária, pautado na oferta de serviços e produtos integrados ao Circuito Fora do Eixo.

PORCAS BORBOLETAS

Formada por Danislau (voz), Banzo (voz, violão), Moita (guitarra, voz), Rafa (baixo), Ricardim (barulhos, sopros, teclados), Vi (bateria) e Jack (percussão), a banda uberlandense Porcas Borboletas representa Minas Gerais no primeiro time de artistas independentes brasileiros que roubaram a cena no início do século XXI. Ao lado dos colegas Vanguart e Macaco Bong (Mato Grosso), Los Porongas (Acre), Móveis Coloniais de Acaju (Brasília) e outros, o grupo mineiro participou com grande destaque de festivais independentes de todas as regiões brasileiras , dentre eles Calango (MT), Bananada (GO), Varadouro (AC), Recbeat (PE), Jambolada (MG), Demosul (PR), dentre outros. Esteve presente em importantes eventos de seu estado, tais como Conexão Vivo, Música Independente, Stereoteca, FIT, Festival Garimpo.

Com estilo marcado, principalmente, pela inventividade, humor e ousadia, a banda reúne influências do rock e da MPB de diversas gerações, investindo em uma estética contemporânea sem muitos formatos pré-estabelecidos. A partir de seu primeiro disco “Um Carinho com os Dentes” (2005), o grupo ganhou notoriedade e foi um dos selecionados pelo projeto Rumos Música Itaú Cultural 2007-2009, na categoria mapeamento, que selecionou 50 artistas de todo Brasil entre mais de 2.000 inscritos, com o propósito de se apresentar o novo mapa da música nacional. Os Porcas Borboletas já realizaram parcerias musicais com Arnaldo Antunes, Otto, Arrigo Barnabé e outros artistas importantes da cultura nacional.

SOBRE O DISCO “A PASSEIO”

Gravado em São Paulo, nos estúdios El Rocha e Terreiro Du Passo, com co-produção de Alfredo Bello (Cérebro Eletrônico, Ortinho, Junio Barreto), o segundo disco do Porcas Borboletas chega ao mercado no momento em que a banda recolhe os frutos plantados com a intensa circulação e atividade no cenário nacional. “A Passeio” responde à já conhecida verve rock’n roll do grupo, estruturalmente reforçada pela qualidade da irreverência das letras e pela invasão bem sucedida a outros estilos da música brasileira, aos ritmos da América Latina, ao pop, ao punk, ao reggae, ao bolero e ao psicodelismo, com descaramento sadio e invejável.
Em “A Passeio”, os Porcas Borboletas se desprendem um pouco das dificuldades e obstáculos armados na trajetória de um grupo autoral e independente para respirar e amadurecer a sua proposta lírica e musical. A irreverência, grande marca do grupo, permanece em alta. Por outro lado, o existencialismo, a busca de uma filosofia de vida mais leve e solta, o amor e a solidão também encontram espaço nas novas músicas. “É um disco mais profundo, que já se mostrou assim desde o início da produção, em 2008. As músicas ganharam um formato mais sólido, de início meio e fim. Estamos todos a passeio, porque estamos com mais liberdade de ir para onde queremos”, afirma Enzo Banzo, voz e violão do grupo.


“É praticamente um consenso que Um Carinho com os Dentes, o primeiro CD, de 2005, já era bastante bom, assim como a banda já era reconhecida como um dos melhores shows do circuito. Mas algo – que nem sempre acontece, mesmo com as melhores bandas – aconteceu com eles, desta vez. Um perfeito ajuste entre um repertório inspirado, uma execução vigorosa e um crescente domínio da linguagem de estúdio, ao lado de um produtor sagaz” - Alex Antunes – Jornalista e escritor


+ no site Compacto.rec

Nenhum comentário: