quinta-feira, 2 de julho de 2009

Rapideiras Catrainas

por Victor Manfedine e Kaline Rossi

Inauguração do Instituto Liga Nóis


Quando você pensa em inaugurações e lançamentos, pensa logo em solenidades e protocolos, pessoas discursando, aplaudindo e cortando com tesoura uma fita vermelha, certo? Pois se você for à sede do novo Centro Cultural de Rio Branco neste sábado, 04, vai encontrar gente com enxadas, vassouras, rodos, pincéis e rolos de tinta nas mãos. "A melhor forma de começar um projeto como esse é trabalhando", disse o vice-presidente da Central Única das Favelas, Adão Segundo, mais conhecido como Babu. O projeto em questão é o Centro Cultural Liga Nóis, responsável por unir Adão e colegas de três coletivos de cultura da capital em um mutirão de lançamento.


Ensaio do Centro Acreano de Hip Hop nas dependências do CC Liga Nóis.

Como o nome deixa a entender, a entidade tem como objetivo principal vincular comunidades ao desenvolvimento sociocultural, trabalhando junto à sociedade e os poderes públicos. O Liga Nóis é resultado da união de algumas das entidades não-governamentais mais atuantes no movimento cultural em Rio Branco. A filial acreana da organização, hoje internacional, CUFA se juntou ao coletivo de cultura Catraia e ao Centro Acreano de Hip Hop para dar conta do projeto de tocar a sede encravada no bairro Cadeia Velha, próximo a onde nasce a quarta ponte do rio Acre. As três entidades são responsáveis por atingir um grande número de jovens, tanto nos festivais e eventos musicais, quanto nas oficinas profissionalizantes que promovem.

O mutirão, que passará a limpo toda a sede do novo centro cultural, começa a partir das 09 horas e promete deixar o Liga Nóis pronto para ser ocupado pela comunidade. “Esse espaço é da comunidade e é através dela que as ações do centro serão guiadas”, diz Janu Schwab, responsável pelo planejamento do centro cultural junto a Adão Segundo. “A previsão para os próximos quatro meses é de intensa atividade”, garante Janu. O espaço pretende lançar oficinas e trabalhar em conjunto com as pessoas dos bairros da Baixada da Habitasa, Cadeia Velha, Areial e 06 de Agosto, fortalecendo o vínculo entre o centro, seus agentes e as comunidades de cada bairro.

Nas ações programadas pelo Liga Nóis estão oficinas de graffiti, design gráfico, capoeira, xadrez, judô, jiu-jitsu e produção cultural. Algumas delas já começam a ser realizadas a partir do dia 13 de julho. Junto a proposta das oficinas, a sede do Liga Nóis abrigará uma biblioteca com livros, gibis, revistas e acesso a Internet , além do estúdio de ensaio para bandas e conjuntos musicais e um espaço para a exibição de filmes. Para o Catraia, coletivo ligado a valorização da música acreana, a iniciativa é uma forma de fortalecer passos. “Há muito tempo estávamos procurando por uma sede, quando a proposta surgiu ficamos muito felizes. Esse espaço dará estabilidade maior ao Catraia para que ele desenvolva outros projetos culturais”, diz Karla Martins, do núcleo de planejamento do coletivo que, entre tantas outras coisas, é responsável pela realização do já aclamado Festival Varadouro – mais uma vez aprovado no edital da Petrobrás.

Acompanhando Karla e o Catraia está o pessoal do Centro Acreano de Hip Hop, que desde 1997 desenvolve projetos ligados a cultura urbana. “O Centro Acreano de Hip Hop e a CUFA tem muitas semelhanças” afirma Israel Batista, membro da atual diretoria do Centro. “Apesar de sermos uma entidade organizada, nós éramos como nômades. Com o Liga Nóis poderemos fazer atividades periódicas e com continuidade” afirma ele animado com a mudança. “Nós queremos que este espaço seja a nossa casa. Não apenas para as entidades envolvidas, como para a comunidade dos bairros em volta” complementa Babu. Rio Branco, agradece.

oquequandoonde?
Inauguração do Centro Cultural Liga Nóis
Sábado, 04 de Julho, a partir das 09h
Centro Cultural Liga Nóis, Av. Epaminondas Jácome, 844 – Cadeia Velha

pela Assessoria de Comunicação da CUFA

---


Mapinguari Blues lança CD e DVD


A banda acriana Mapinguari Blues, formada por Ronnie Lopes e Neemias Maciel na voz, Charles Sampaio na guitarra, Paulinho Nobre na bateria e Arthur Miúda no baixo, há 12 anos atrás, se prepara para lançar no próximo fim de semana, seu mais novo álbum e DVD, gravados ao vivo. O espaço escolhido foi a Usina de Arte João Donato, e os shows ocorrerão nesta sexta e sábado, 03 e 04. O lançamento vai marcar a trajetória tão rica dessa banda que já rodou até em festivais no Rio de Janeiro, levando sempre o bom som regado a blues e a regionalidade acriana pra quem mora longe conhecer.


A gravação do CD e DVD é parte integrante do Projeto Pixinguinha, do Ministério da Cultura, mas conta também com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Rio Branco, que entre outras coisas, estarão viabilizando uma mini turnê da banda pelo interior do estado, para divulgação do trabalho autoral em diversos municípios. Diversidade cultural pra todos!

oquequandoondequanto?
Show de gravação do CD e DVD ao vivo da banda Mapinguari Blues.
Sexta 03 e sábado 04 de julho.
Usina de Arte João Donato. Estrada Dias Martins, s/n - Universitário.
Ingressos: R$ 10, 00 E 5,00.
---


Já saiu o 1º Edital de 2009 do Fundo Municipal de Cultura da FGB

Produtores culturais, empresários e autoridades reunidos no último dia 23, na sede da FB, participaram do lançamento do 1º edital do Fundo Municipal de 2009. Contemplando projetos das áreas de Esporte, Artes e Patrimônio Cultural, o Fundo dispõe de recurso no valor de R$142,5 mil, e os projetos poderão se focar para: Formação, Produção, Circulação, Intercâmbio, Manutenção de grupos e entidades, e Concessão de pequenos apoios, como foi feito em 2008.

O Fundo Municipal de Cultura, faz parte do Sistema Municipal de Cultura, recém-construído e o edital deste ano foi produzido pelo próprio Conselho Municipal de Cultura no II Fórum Setorial do Conselho Municipal de Políticas Culturais que aconteceu em maio passado.

Para apresentar algum projeto para o FMC é preciso que o proponente more em Rio Branco pelo menos há um ano, já seja inscrito no Cadastro Cultural e esteja em dia com as prestações de contas de projetos anteriores na FGB. O período de entrega de projetos vai até o dia 13 de julho, na própria sede da FGB, situada na Avenida Dr. Pereira Passos, nº 225, Bairro Seis de Agosto.

---

Los Porongas de novo na Terrinha

Você que gosta da banda Los Porongas, não pode deixar de prestigiar uma exposição fotográfica que vai ser aberta agora dia 11 de julho na Pizzaria e Choperia Piola. A fotógrafa Débora Mangrich apresentará várias fotografias que contam a história tão curta e já tão bem sucedida da banda que tanto nos orgulha pelo Brasil a fora.

Formada em meados de 2003, a banda, que mudou-se para São Paulo depois de se destacar no circuito de festivais independentes, é composta por Diogo Soares (voz), João Eduardo (guitarra), Márcio Magrão (baixo) e Jorge Anzol (bateria). O primeiro disco, lançado em 2007 foi eleito um dos 25 melhores do ano pela revista Rolling Stone Brasil.


Los Porongas reúne qualidade instrumental, inteligência poética e shows eletrizantes. Quer conhecer melhor a trajetória dessa banda? Então passa lá no Piola e conheça!

oquequandoondequanto?
Exposição Fotográfica Los Porongas.
Sábado, 11 de julho, às 20:00h
Pizzaria e Choperia Piola. Rua Rio de Janeiro, n°. 33 - Floresta.
Entrada Franca.

Um comentário:

Edgar Borges disse...

Olá, pessoal do Catraia. Sou do Coletivo Arteliteratura Caimbé, que começou suas atividades neste ano.
Um abraço de Roraima.

Edgar
www.literaturacaimbe.blogspot.com