quinta-feira, 11 de junho de 2009

Instituto Liga Nóis = Coletivo Catraia+ CUFA-AC+ Projeto Livro caminhando até você

Dizem que a maioridade se atinge aos 18 anos de idade, mas o Coletivo Catraia, que tem apenas 2 anos, já se prepara para galgar com suas próprias pernas novos horizontes. Junto com a CUFA-AC e o Projeto Livro Caminhando Até Você, o Catraia integra o INSTITUTO LIGA NÓIS, um Centro Cultural que aglutinará atividades, idéias, serviços e projetos que vão servir como referência para o estado.

Além do estúdio de ensaio, que vai ser todo reformado e climatizado, o catraia vai contar com um escritório, uma sala para guardar equipamentos, um quarto que poderá ser usado como alojamento e uma sala coletiva para reuniões. Com a construção da Tabela de Serviços do Catraia (em breve!), com a troca de tecnologias e de conhecimento, a parceria começa e começa forte!

Pode entrar, aqui vai ser o escritório do Catraia



Sala de Reuniões do Liga nóis

Aqui vai ser o escritório da CUFA-AC

Catraia e Cufa lado a lado

'Ali em cima, ó'

Futuras instalações do estúdio de ensaio do Catraia

Instituto Cultural Liga Nóis: Se joga!

Os espaços ainda estão vazios mas estão cheios de idéias. O catraia começa sua mudança nesse sábado!

Parceria entre coletivos de cultura independente e a Cufa não vem de hoje e não vem daqui. Em Cuiabá, a CUFA-MT compartilhou a mesma sede por algum tempo com Espaço Cubo. “A parceria era simples: entrávamos de cabeça em tudo. Dividíamos o aluguel e até mesmo grampo de grampeador. Quando um não tinha grana o outro fortalecia, quando rolava projeto de captação de grana, ela era dividida entre a gente.” Explica Linha dura, um dos linha de frente da CUFA-MT e do festival Consciência Hip- Hop . Ele dá um conselho pro Catraia nessa sua nova fase: “Transparência em tudo. De um simples gesto a uma complexa planilha financeira”

Babu e Thays

Thays e Thalyta: visualisando os espaços

Babu, o diretor administrativo da CUFA-AC, conta que o Instituto por enquanto está se estruturando através de parceiras e doações mas que em breve pretende entrar com projetos para captação de recursos a fim de melhorar a estrutura para atender a comunidade. “A relação com a comunidade é uma coisa que facilita muito”, conta Babu. “Tenho conversado com os vizinhos, tem católico, crente, ex- sargento de polícia, carcereiro, galera da baixada, todos apóiam o projeto. Isso é importante para que quando o centro inaugurar as pessoas não pensem que não podem fazer parte das atividades, que é a algo pra elite. Com essa aproximação da realidade deles, a resistência diminui e todos crescem com a parceria.”

Victor Manfredini: nosso novo catraieiro na nossa nova casa

Inicialmente o Liga Nóis vai oferecer oficinas de Tai Chi Chuan, Xadrez, Grafitti, Circo, Capoeira, Break, além do estúdio de ensaio para bandas, o que pretende atingir mais de 300 pessoas da comunidade, dando acesso à cultura e à capacitação àqueles que nunca tiveram oportunidade. Futuramente aulas de hidroginástica para idosos, kung fu, oficina de fanzine, serigrafia, também serão oferecidas pelo centro. As inscrições para as oficinas estarão abertas a partir do dia 4 de julho.

O outro parceiro do instituto, o projeto Livro Caminhando Até Você vai contar com um telecentro com computadores e acesso à internet gratuita, cursos na área de informática, biblioteca, contação de histórias entre outras atividades relacionadas à leitura.

Varanda de Cinema: Exibição de filmes, documentários e muito mais

Futuras instalações da Biblioteca e Telecentro: Liga Nóis, cultura!

A inauguração será no dia 4 de julho com uma ação conjunta de todas as entidades parceiras. Catraia estruturando o estúdio de ensaio, Cufa fazendo intervenções de grafitti, biblioteca e telecentro se estruturando, canteiro de flores ganhando vida, muros ganhando cores entre outras atividades. “Não há melhor maneira de inaugurar um espaço do que trabalhando nele” afirma Babu. Nós também achamos.

O Instituto Liga Nóis fica na rua Epaminondas Jácome, 844 – Cadeia Velha. Telefone (68) 32239110

4 comentários:

Anônimo disse...

gigante o espaço em galera!
parabéns pela conquista, boa ocupação.

abs

www.cubolibre.wordpress.com

Thalyta França disse...

aaaaaaaaaaaaaaaaah booooooooooom demais!!!
=P

survive_band disse...

mega a estrutura...Tudo de bom!

Unknown disse...

Parabéns e sucesso!!!


Sarah - amiga e entusiasta do Coletivo Pegada