sexta-feira, 10 de abril de 2009

Coletânea Canta Tião: Um Canto à Natureza será lançada neste sábado


A coletânea Canta Tião: Um Canto à Natureza tem lançamento neste sábado no clube da Afeletro, a partir das 19 horas, com a presença de Fire Angel, Rádio Ao Vivo, Camundogs, Nicles, Capuccino Jack e Scalpo, além de pré-show com Surive, Maria Joana e Atrito X (RO). As bandas fizeram releitura das canções do artista que através da sua acreanidade e talento o colocaram em evidência no Acre na década de 1980.

O projeto propõe reacender nas vozes de jovens artistas a obra do cantor e compositor Tião Natureza, que surgiu cantando o universo mítico, a religiosidade, simplicidade e humildade do seringueiro e dos povos da floresta em festivais acreanos de música popular.

Canta Tião foi um dos projetos apresentados na Lei Municipal de Incentivo à Cultura no ano passado que conseguiu a aprovação pelo seu valor de resgate e difusão de um dos grandes nomes do nosso Estado.

“Tião Natureza é um artista mágico e magnífico que o tempo não conseguiu apagar a sua grande colaboração com a música. Ele já faz parte da memória dos festivais acreanos, onde surgiram também figuras como Heloy de Castro, Bacurau e muitas outras personalidades da música popular acreana.”, explica Isaac Ronaltti, proponente da coletânea.

O CD é composto por Natureza, Ao Chico, Diga Lá Rapaz, Madrugada, Você e A Faca que foram escolhidas pelas bandas participantes do projeto. Todas as faixas foram gravadas e masterizadas por José Risley no Big Head Estúdio e os músicos colaboraram com a produção e tiveram autonomia para produzir novos arranjos.
“Ficamos muito felizes e surpresos quando ficamos sabendo que a música que gravamos (Você) está tocando na Rádio Niterói (RJ). Este projeto foi ótimo porque de todos os participantes, nós éramos os únicos que nunca tinham entrado num estúdio, éramos os únicos a não ter nenhum registro sonoro oficial do nosso trabalho. E essa música do Tião foi um grande achado, tem um lirismo ímpar e consegue falar sobre a nossa acreanidade sem ser piegas. Agradecemos imensamente pelo convite feito por Isaac Ronaltti e se o Tião estivesse vivo também agradeceríamos de joelhos a ele, foi uma iniciativa muito bacana!”,conta Hugo Costa, baixista da banda Capuccino Jack.

A coletânea foi gravada e prensada no formato SMD que é uma tecnologia 100% brasileira, patenteada e com produção exclusiva durante os próximos 20 anos reservados à Zona Franca de Manaus, além de não permitir cópias e do preço de produção ser um terço menor que o custo da produção convencional. A utilização das músicas do artista foi autorizado por Mercedes Lavocat, que detém os direitos autorais sobre a obra de Tião Natureza.

Os ingressos vão estar à venda somente no dia do evento no valor de R$ 5,00 reais. Os primeiros 200 ingressos vendidos ganham um SMD da coletânea Canta Tião: Um Canto à Natureza.

A realização é do Underock/Acre, financiado pela Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Fundação Gairbaldi Brasil, com recursos oriundos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e patrocinado pelo Governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour, e Bando do Brasil.

SOBRE AS BANDAS:

Fire Angel - Banda de Heavy Metal formada em 1999, a Fire Angel consolida-se atualmente como uma das maiores bandas da Região Norte do Brasil. Sendo referência de atitude, respeito e amor ao Metal na capital do Acre, firmando-se no Estado como grande expoente do gênero. No início de 2008, a banda entrou em estúdio para gravar o primeiro CD, totalmente independente contendo 15 músicas, abrangendo toda a carreira do grupo.acreano.
O lançamento previsto será no segundo semestre de 2009, acompanhado de um show ao vivo da banda, que possivelmente se tornará um DVD no mesmo formato, comemorando assim, dez anos de carreira do Anjo de Fogo.
Formação: João Neto (vocal), Adão Ribeiro (guitarra), Paulo Henrique (guitarra), Fábio Lima (baixo) e James Emerson (bateria).

Rádio Ao Vivo - Formada em Abril de 2004 por ex-membros da Igreja Metodista, que por contestarem a visão de exploração do ser humano bem expressa na ótica protestante, e contestar também uma igreja que apóia a usurpação dos mais pobres, foram literalmente perseguidos, principalmente depois da apresentação de suas primeiras músicas (Fossa Celestial e Ingratidão) que criticavam o comportamento de evangélicos e protestantes que servem a Deus e destroem o próximo, e que renegam a diversidade do pensar humano, mantendo o jugo de controle e exploração de um povo que sabe se organizar para as festinhas da igreja, mas nunca pra mudar a realidade em sua volta. A Rádio ao Vivo é um espelho de seu público e representa em suas músicas as loucuras e angustias de um cotidiano totalmente diferente do comum, mostrando que tudo pode ser diferente.
Formação: Isaac Ronaltti (baixo e voz), Elton Costa (guitarrista) e Alex Pablo (baterista).

Camundogs - É uma banda acreana de rock independente que está na estrada há onze anos. Muitos dos integrantes se conhecem desde a infância, razão pela qual existe nela o consenso de que "mais do que uma banda, somos um grupo de amigos que se reúne em torno de uma paixão comum: a música". A principal proposta da banda é deixar claro que é possível se fazer rock acessível e de qualidade, misturando e experimentando sonoridades, levando consigo a bandeira da música urbana feita no meio da Amazônia.
Formação: Aarão Prado (voz), Gilberto Lucas (guitarra), Marxson Henrique (teclado), João Paulo (baixo), Chico Mouse (cello) e Ceará (bateria).

Nicles - Iniciada em maio de 2001, a Nicles conta com canções com poucas palavras, mas, sempre buscando lançar alguma mensagem axiomática nos seus delírios poéticos, que também tenta não se prender apenas nas influências musicais, e sim também em vários conceitos artísticos universais como: cinema, pintura e filosofia, porém, se desprende de qualquer pretensão intelectual desmedida.
Formação: Kílrio Farias (voz), Glauber Jansen (guitarra), André Bandeira (baixo) e Johnny Ratts (bateria).

Capuccino Jack – A banda nasceu em março de 2007 somada a parceria e vontade de fazer música entre os amigos André Barrozo, Hugo Costa e André Lima, para completar o time só foi preciso encontrar alguém que assumisse os pedais e as baquetas, motivo esse do convite a John Oliveira.
A Capuccino é uma banda de rock alternativo com um trabalho totalmente autoral. As letras falam da vida numa linguagem ampla e lírica e as melodias tem simplicidade, suavidade e um peso existencial. Capuccino Jack quer se consolidar pelo seu trabalho, conectada através da sintonia musical e pela amizade que serve para unir e inspirar seus integrantes neste doce segmento da arte.
Formação: André Lima (voz), André Barrozo (guitarra), Hugo Costa (baixo) e John Oliveira (bateria).

Scalpo - A banda de trashcore Scalpo (antiga Matéria Fecal) teve sua primeira formação no ano de 2000, com músicos que tinham na bagagem influências do underground, hardcore e thrash metal. A banda já participou de vários festivais como o Guerrilha Festival - Acre (precursor do Festival Varadouro); Beradeiros - Ro/PVH; Quinarí Noise - Acre/Sen. Guiomard; Varadouro 2007, Norte Noise, Anatote Festival e Feliz Metal está se preparando para entrar em estúdio para gravação de uma demo
Formação: Mozart (vocal), Rodrigo Santos (bateria), Jardel (guitarra) e Júnior (baixo).

por André Lima



Quandoondequanto?
Sábado dia 11 de abril, 19h
Clube da Afeletro - Avenida Antônio da Rocha Viana - Em frente a igreja Assembléia de Deus
R$ 5,00 e os primeiros 200 ingressos ganham o SMD da Coletânea

Nenhum comentário: