quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Grito Rock Rio Branco - Entrada franca até 20h

Quer coisa melhor que fechar o mês com dois dias de música independente? Sim, há coisa melhor: A entrada nos dois dias de festival é franca até as 20h. Após, você pode pagar meia entrada colocando seu nome na lista amiga na comunidade do Orkut e o ingresso inteiro custa apenas R$ 6,00. Não tem desculpa pra não ir.

A programação de sábado, 28:

por Victor Manfredini

1. MARIA JOANA

Maria Joana é formada por Ricardo Costa no baixo, Roberto Bala na bateria e Josan Costa na guitarra e voz. Mescla ritmos com uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa como o blues. Mesmo influenciados por bandas como a Matanza e Motohead, não se prendem ao estilo. Possuem algumas gravações caseiras de músicas autorais, entretanto esperam conseguir gravar algo mais profissional ainda esse ano, para melhor e maior divulgação das composições do trio.

2. SUICIDE SPREE

Formada em 2007, a banda segue um estilo progressivo e tem influências de nomes como Arch Enemy, Lamb of God, a Kreator e a americana Chimaira - bandas de metal dinâmico. É formada atualmente por Fábio (vocal), Marcos Aurélio (baixo), Caio Biasoli (guitarra) e Berg Lopes "Magrão" (bateria) e espera que o Grito Rock 2009 possa impulsionar sua carreira recente, mas tão bem firmada nos formatos do rock metal que influenciam tantos.

3. DONA XICA

Dona Xica nasceu no ano de 2000, com a reunião de amigos que queriam tocar o som que curtiam de ouvir, mantendo sempre uma linha entre o rock nacional e os reggeas. Originalmente a banda era composta por dois vocalistas e dois guitarristas. De lá pra cá houveram muitas mudanças e muitas gente passou pela banda. Hoje, a Dona Xica é composta por Lucas Maná no vocal, Rogério na guitarra, Maisena no contra-baixo e Paulinho na bateria, e continua tendo como objetivo estar mostrando também o seu trabalho autoral, misturando histórias, ritmos e sons.

4. SILVER CRY

Formada há oito anos com influências de Iron Maiden, Helloween e Gamma Ray, a banda de metal Silver Cry encontra-se em processo de finalização do seu primeiro álbum, intitulado Terror Noturno e que conta com seis faixas. Atualmente a banda é composta por Carolino Neto (vocal), Ricardo Costa (baixo), Roberto Bala (bateria), Jardel Costa (guitarra) e Diego Bandeira (guitarra), que é o guitarrista oficial, mas que vem sendo substituído temporariamente por Caio Biasoli (guitarrista da Suicide Spree).

5. BICHO DU LODO – RO

Criada há mais de 2 anos, a banda Bicho Du Lodo, formada por Rafael Altomar, na guitarra e voz, Pedrão na guitarra, Alexandre Rotuno na bateria e Dennis no contra-baixo, surgiu de uma brincadeira dos integrantes, que queriam formar uma banda de blues, mas que não se prendesse ao ritmo. Faz suas músicas com letras sobre vários assuntos, desde problemas sociais, políticos, até sobre o ambiente urbano e sobre a natureza. Segundo a própria banda, só o que não aparece muito em suas letras, são os assuntos do coração, já que são temas muito comuns.

6. BLUSH AZUL

Formada por Irlla Narel na voz, Victor Melo na guitarra, Irlla Itani no contra-baixo e Kaline Rossi na bateria, a Blush Azul (a banda das meninas e do menino). O quarteto que leva muito a sério a mistura do universo feminino com um rock vai escapando lentamente dos clichês em letras inteligentes e bem casadas com levadas dançantes. Investe em um trabalho autoral simples, e apesar de ter algumas influências como The Strokes, Franz Ferdinand, Beatles, Autoramas, Incubus, Coldplay, The Libertines, The White Stripes e mesmo Los Hermanos; busca um estilo muito pessoal não tendo influências específicas, e vem dando passos largos na conquista de seu espaço junto a outros talentos que surgem da nova cena musical independente acreana. Já tendo participado de festivais dentro e fora do estado – como Grito Rock 2007 (Edições Rio Branco e Vilhena), Festival Varadouro 2007 e Grito Rock 2008 (Edições Rio Branco e Cuiabá) – e de eventos no Luar Rock Bar e Salão Nossa Aldeia na cidade de São Paulo, também no ano de 2007, a banda possui quatro músicas gravadas e seu último EP traz as canções Amargo Perfume e Abraços de Monstros Caídos, esta última uma versão musicada de um poema da escritora acreana Walquiria Raizer.

7. MAPINGUARI BLUES

A Mapinguari Blues iniciou sua carreira artística em maio de 1996. De lá para cá vem se apresentando em shows no estado e fora dele. Uma das preocupações da banda é valorizar a música autoral, com destaque nas composições próprias e de compositores acreanos. O nome da banda é o mesmo de um personagem lendário acreano e as composições também trazem temáticas consideradas regionais, mas que se expandem em diversos ritmos que vão do rock, blues, reggae, aos indígenas e afro-brasileiros. Em 2005 fizeram turnê pelo estado do Rio de Janeiro, de Macaé a Parati, com apresentações em casas noturnas, nos projetos de Macaé “Céu Aberto” e Festa do SANA. Em 2006 em Búzios, a música acreana ecoou em bares e restaurantes, levando um pedaço da Amazônia para os moradores e turistas daquela cidade.
É formada por Ronnie Lopes, um dos fundadores da banda e que já está na estrada desde 1992, ex-integrante das bandas Capu, Radicais Livres e Rosas Cálidas; Neemias Maciel, filho de pai músico e que também foi um fundadores da banda; Charles Sampaio, que já fez vários trabalhos solo, além de acompanhar intérpretes e cantores acreanos e de fora do estado; Jamiro Júnior, fluminense, que já faz parte da banda desde 2005 e Paulo Nobre, baterista, violonista e que passou acompanhar a banda Mapinguari Blues pelas estradas no Rio de Janeiro.

8. FILOMEDUSA

Daniel Santana, ou simplesmente Daniel Zen, baixista, que já tinha algumas composições próprias, convidou a ex-vocalista da antiga banda Caricatus, Carol Freitas para interpretar suas músicas e com a posterior chegada de Saulinho Machado para assumir a guitarra e Thiago Melo no comando da bateria, estava formada a Filomedusa. Daí em diante, as composições conjuntas foram saindo, dos talentos individuais dos integrantes e do cruzamento nada planejado de praticamente 2 gerações. As influências vão desde Beatles, Ray Charles, Led Zeppelin, Jorge Ben, Tim Maia, Chico Buarque, Elis Regina, Novos Baianos, Los Hermanos, Vanguart, Macaco Bong, até as também acreanas Los Porongas e Nicles.

Nenhum comentário: