terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Festival Musical XAPURI EM CONCERTO

2009 é o ano de expansão no Acre. Cada vez mais as manifestações artísticas estão enveredando pelo interior do estado para divulgar e incentivar a cultura em geral. É a cultura acreana rompendo fronteiras internas. Como exemplos, a Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul, o Grito Rock em Tarauacá e agora o Festival Xapuri em Concerto.

"O evento nasceu da vontade de fazer algo que mexesse com a auto estima da cidade que estava abandonada moralmente e estruturalmente." afirma Camila Cabeça - produtora cultural. Organizado pela Fundação de Cultura e Desporto de Xapuri, Prefeitura de Xapuri e do Governo do Estado do Acre com apoio logístico da Fundação Garibaldi Brasil , Sistema Público de Comunicação do Acre e da Paróquia São Sebastião, o evento será um intercâmbio entre os artistas rio branquenses e Xapuri, uma cidade tão importante para a história do Acre, porém negligenciada culturalmente.

As apresentações serão a partir das 20h na Praça da Igreja, em frente à Igreja São Sebastião. Orquestra de Sanfonas com músicos de Xapuri: Juvenal, Luiz Mendes, Zé da Porca, Prego e Pereirinha com o Grupo Harmonia (forró do seringal), Cortejo com os Bonecos Gigantes, Mapinguari Blues, Yaconawas e Banda Gaya são alguns dos grupos que irão se apresentam em 3 dias de festival na terra de Chico Mendes ( não tinha como não falar dele).

A programação:

Sábado – 17-01-09

20h – Pré-show: Jardel (música instrumental) e Jarede (nova MPB –Acre)
20h30min - Kelen Mendes e Trupe (nova MPB – Acre)
21h30min às 22h30min - Orquestra de Sanfonas com músicos de Xapuri: Juvenal, Luiz Mendes, Zé da Porca, Prego e Pereirinha com o Grupo Harmonia (forró do seringal).

Domingo – 18-01-09

16h e 30min – Concentração para o Cortejo com os Bonecos Gigantes e a Banda de Música Dona Júlia Gonçalves Passarinho, ao som do Grupo Frutos da Terra (samba e pagode).
17h – Saída do Cortejo.
Percurso: Saída da Rua Benjamim Constant (praça em frente à igreja), em direção a 24 de Janeiro, Pio Nazário, Coronel Brandão, 17 de Novembro, 06 de Agosto, Major Salinas e retorno à Benjamim Constant, até o Palco.
20h- Som da Madeira (choro)
21h30min às 23h – Mapinguari Blues (blues e rock).

Segunda – 19-01-09

20h – Danah & Os Nobres (nova MPB)
21h – Banda Gaya (reggae)
22h às 23h - Yaconawas (rap e hip hop)

Para Xapuri se vai de carro, táxi (custa R$ 30,00) e de ônibus(a passagem custa aproximadamente R$ 35,00 - ida e volta.)

Nenhum comentário: