sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Rapidinhas Catraieiras




Hoje é sábado de novo. Daqui a pouco é domingo. E daqui a sete dias também será. Óbvio, né? Mas é que o óbvio está em alta. Em meios internéticos, principalmente na blogosfera, as obviedades pipocam a granel. É a banalização da retórica ou a intelectualização da imbecilidade ou...Deixa esse assunto para dias de bom humor. Como diria Thom Yorke, na estranha (e deliciosa) música que abre o álbum Kid A: "Yesterday I woke up sucking a lemon/Yesterday I woke up sucking a lemon/Yesterday I woke up sucking a lemon/a lemooooon".

+

Falando Nisso: Radiohead
O clipe ali em cima é um dos vencedores do concurso feito pelo Aniboom, site gringo especializado em animações e o Radiohead, banda gringa especializada em animar crítica e público. Foram 4 finalistas entre 236 concorrentes. Pra ver mais, vai aqui: http://www.aniboom.com/radiohead/

+
Bruxas e Afins
Quando a retórica semanal acontecer, será dia 31/10 e alguns dirão que é Dia das Bruxas. Outros, que é véspera do Dia de Todos os Santos. Pouco importa. O que importa mesmo é que na próxima sexta, rola uma festa bacana com este tema, porém, entretanto, como era pra ser, uma coisa completamente diferente. Explico: Lucás Maná - da banda Dona Xica- e parcerias estão promovendo a festa Dia das Bruxas - Uma Noite Cultural, que rola no Sahara, a partir das 23 horas. Atrações: Djs Claudinha e Malú, e as bandas Tia Fag e a própria Dona Xica. Ué, mas a Dona Xica não tinha acabado? Lucas responde: "a gente vai tentar aos poucos retomar o projeto". Certo. Anota na agenda.

+
Agenda II
Anota na agenda também: Terça-feira tem o segundo Acústico em Som Maior com a Nicles. Ali, no Teatro de Arena do Sesc Centro, às 20h. Os ingressos custam R$ 5 a inteira e R$ 2, a meia-entrada. Na mesma terça, acontece o 2º ato do Circuito Itinerante A Cidade Se Diverte - dessa vez em local devidamente coberto. O repeteco fica por conta de Cappuccino Jack, Camundogs, Zé Jarina, Graça Gomes, a lenda viva Heloy de Castro e acontece na Uninorte.

+

Falando Naquilo: Cuca
Interessante a origem do mito folclórico da Cuca [aquela que no Sítio do Pica-pau Amarelo de Monteiro Lobato é um jacarézão cabeludo].Deu-se em Portugal - donde chamam de Coca-, idos medievais, dos quais as mulheres davam por chamar, ora pois, tudo que servisse para assustar os meninos travessos, de Coco. O Coco era um fantasma que seguia sem cabeça e trazia sempre alguma coisa no lugar dela: geralmente um melão, um côco, uma abóbora e essas coisas. A Coca virou depois o dragão que luta contra São Jorge nas encenações de Corpus Christi. Outra explicação boa é sobre a origem etimológica do termo em inglês para o Dia das Bruxas, Halloween - que nada tem a ver com bruxas Clica e lê!Santa Wikipedia [meu pensamento preferido. Recomendo]

+

Dica Marota
Devendra Banhart é um sujeitinho desprezível. Pelo menos na ótica dos fashionistas e hypados gatinhos de todos os cantos modernosos do globo. Hippie, sujo, extravagante, viajandão e , Oh Gosh!, namorado da atriz israelense Natalie Portman. Devendra faz parte da chamada New Weird America movement, movimento cultural que, visto pelas óticas de Rihana, 50Cent e agregados não passa de uma coisa de fumadores de erva que não tomam banho. Certo, certo. O lance é que o cara é desses que cometem ótimos discos, o último, inclusive, é uma pequena obra prima da música folk. Tem pra tudo. Tem até o Rodrigo Amarante, eterno Los Hermanos, em dupla de composição e cantiga. Carmensita, que tem a namorada de Devendra no clipe, é uma surpresa. O filme tem uma estética Bollywood, a típica da indústria cinematográfica da Índia [que supera a indústria americana em número de produções]. Pra quem já viu Natalie Portaman de Rainha Amdala na série Star Wars, ver a moça de princesa indiana não causa estranhamento.

+

Dica Marota II: no Tim Festival
Gogol Bordello é a banda de Eugene Hutz, que é ator de cinema. O cara foi protagonista do delicado, porém forte como uma boa горілка [a vodka ucraniana], filme Uma Vida Iluminada, baseado no livro de Jonathan Safran Cohen. Do Gogol eu já tinha ouvido falar. Mas que o frontman da freak gipsy punk band era o ator de um dos meus filmes favoritos [já assisti umas oito vezes], isso eu não sabia. A banda vem para o Tim Festival. Toca em Sampa, no Rio e em Vitória. Enquanto isso o Planeta Terra tem Spoon.

+

Amarante e Moretti: as barbas até lembram Los Hermanos, mas o som...


Falando Naquilo: Rodrigo Amarante
Mistura um pouco de Strokes com um outro pouco de Los Hermanos pra ver o que dá. Dá nisso. Bacanamente estranha a nova empreitada paralela de Rodrigo Amarante e Fab Moretti, baterista do Strokes. É que chegou nas minhas mãos - de presente! - o disquinho da Little Joy, banda que os dois montaram com a Binki Shapiro, namorada do Moretti. De primeira eu torci o nariz, os olhos e a orelha [é, as vezes eu consigo fazer isso], mas como isso também acontece com todos os novos discos do Radiohead [de quem sou fã fervoroso], já estou acostumando com a idéia e gostando do som. O sol da Califórnia tá fazendo bem pro Amarante. Foto do Valadares, do programa Ronca Ronca, da Oi FM.

+

Enquanto Isso
O músico e produtor gaúcho Astronauta Pinguim, que esteve por estas plagas em setembro, para a Semana Varadouro de Música Independente, estréia programa de rádio independente. O programa nasce da parceria entre os alunos da UFSCAR, a Universidade Federal de São Carlos e o produtor - que esteve por lá para participar do Festival Contato. O programa vai ao ar no comecinho de novembro e, como havia de ser, é pautado pelo bom humor - marca registrada do Astronauta. Até lá, dá uma ouvidinha no que faz o cara, aqui [dá só uma sacada na estante de teclado que o guri teve que improvisar!]. Notícia via Portal Fora do Eixo - que também tem uma rádio bacanuda! ;-)

+

Os livros da Bispo: lindos por fora e por dentro.

Habemus Episcopus

A coisa tá feia para o seu lado de leitor? Você é daqueles que já não aguenta os best-sellers? Acha que Paulo Coelho está abusando da sorte? Caçador de Pipas de verdade é aquele seu amigo de infância que aparava todas ali na Cadeia Velha? Ora, amigo, vá reclamar com a Bispo, que é uma editora paulista une o útil ao agradável: leva a boa e nova e marginal e emergente literatura brasileira [nomes como Xico Sá, Clara Averbuck e Paulo César Pereio estão por lá] para leitores de verdade. Títulos como Porque Se Mete, Porra, do Pereio estão lado a lado de compilações de arte como a feita pelo graffiteiro Boleta [que por motivos de saúde não pode conhecer Rio Branco e fazer parte da Oficina Varadouro de Graffite], tudo em capas espetaculares e conteúdo idem A Editora do Bispo é muito bem frequentada. Paulo Coelho, inclusive, é cliente.

+

Fernando Rosa, o Senhor F, manda avisar: a integração da América Latina também passa por Brasília. Depois de dez anos divulgando a cena independente, o Noites Senhor F, clássica balada brasiliense e o Senhor Festival abrem alas para o festival El Mapa de Todos. O evento acontece entre os dias 27 e 29/11 e traz gente como a chilena Javiera Mena, os argentinos da La Quimera Del Tango, o carioca Marcelo Camelo e os recifens do Mundo Livre S/A. Se não fecharem o aeroporto daqui, dá um pulinho lá. ;-) Leia a entrevista com Fernando Rosa no portal Fora do Eixo, aqui.

+

Falando Nisso: Fora do Eixo, o Circuito
Manja o Linux, que muita gente adora dizer que usa - ou ao menos que simpatiza? Então, o Circuito Fora do Eixo, do qual o adoramos dizer que fazemos parte, reuniu num único blog tecnologias de vários coletivos de cultura espalhados pelo Brasil. Estão lá planilhas de acompanhamento, de atendimento, traslado, assim como modelos de projetos para captação de recursos, de atas, de roteiros para programas de web rádio e web tv. É chegar, escolher, baixar, adaptar e usar.


Nenhum comentário: