quinta-feira, 12 de junho de 2008

Rapidinhas Catraieiras

A mensagem da Calango Smith: intercâmbio cultural que faz crescer.


Calango em Hell City
Na última quarta-feira a noite, embarcaram para Cuiabá os caras da catraieira Calango Smith. Diego Guerra, o vocalista, disse que estava ansioso com a primeira viagem da banda. Eles se apresentam no Festival Volume. Agora pouco o Diego mandou uma mensagem por telefone dizendo que tudo correu bem, que já chegaram, já conversaram com a galera do Cubo & Volume e estão ansiosos para o show de logo mais. A promessa da viagem é: representar a cena independente do Acre, trocar idéias de produção, fazer contatos e voltar inteiros! ;-)

+

Acre na terra do Calango
Não, o calango em questão não é o da banda Calango Smith e sim o do Festival Calango 2008. Primo-irmão do nosso Varadouro, o Calango esse ano, além de shows, tem uma extensa programação de oficinas, debates e workshops. Nele acontece também o I Congresso do Circuito Fora do Eixo onde coletivos e grupos de cultura de todos os cantos do meu Brasil varonil se encontrarão para um intesivão de conversas, troca de idéias e experiências sobre as políticas e ações de cultura. A gente vai. Pra saber mais sobre o encontro Fora do Eixo e o Calango 2008, vai aqui ó: http://www.foradoeixo.org.br/

+

Varadouro 2008

Já começaram as aprumações para a edição deste ano do festival independente acreano. A partir de agora todas as reuniões no Catraia serão voltadas para o evento que acontece em setembro. A escolha das bandas será feita por uma curadoria que votará através de critérios: proposta autoral e atuação na cena independente. O envio de material já começou, mas oficialmente será a partir do dia 1º de julho. Segundo Saulinho Machado, Gestor do Núcleo de Sonorização do Catraia, as prévias gerais para o festival vão começar e muita banda nova vai surpreender.

+

Catraia de Metal
Max Dean, da Survive, é o homem à frente do récem criado núcleo artístico de heavy metal do Catraia. O núcleo é uma iniciativa para criar possibilitades de organização para bandas do estilo, fortalecendo a cena. De saída, Max e o Núcleo de Produção e Eventos já pensaram num evento para o dia 05/07 que servirá como prévia para o Varadouro 2008 - que promete ter uma exposição traçando a linha do tempo do Metal em Rio Branco. Vai ser onde Max? "Tem que ser no quadrilhódromo do Tucumã. Aquele lugar é muito doido!"

+

Falando em Metal
O Quixadá vai tremer ao som do Metal Selvagem, evento que acontece nesse fim de semana, com intercâmbio entre bandas de Heavy Metal do Acre e Rondônia. DreamHealer, Survive, Hellfire Club, Silver Cry e mais um tanto de bandas vão sacudir por dois dias o Point do Zely. O Joãozinho da Fire Angel, um dos organizadores do evento, tá que tá. Quem vai? Eu vou!

+

Nicles a Sete Chaves
Kilrio Farias, André Bandeira, Johnny Ratts e Glauber Jansen se reuniram com o Núcleo de Planejamento do Catraia para definir idéias para o lançamento do álbum "Inútil Discurso Transcendental", que sai pelo selo Catraia Records: Sete Chaves foi escolhida música de trabalho. Já ouviu? Então clica aqui. Falando em música, ouvi a nova música da banda (que ainda não tem nome). "Ainda faltam alguns detalhes", disse Johnny, o baterista. Achei de primeira qualidade! Esses caras são f*da!

+

MCA de um lado. Cérebro Eletrônico de outro: renovação no tocador de mp3.

Pareço Moderno?
Seguindo com a mistureba de guitarras e sintetizadores, a dica rapidinha de banda vai com a paulista Cérebro Eletrônico, comandada pelo criativo Tatá Aeroplano. Com dois discos lançados e reverenciando o tropicalismo à sua maneira, a banda tem sonoridade marcada pelo humor e por pegadinhas eletrônicas que grudam que nem chiclete. O disco Pareço Moderno trás umas pérolas. Pra dançar, vá de "Antes Eu Tivesse Escolhido Conviver Só com a Minha Guitarra" e "Bem Mais Bin que Bush". Apaixonei e comprei o meu disquinho aqui.

+

Rapidex
Saulinho Machado não pára. Guitarrista da Filomedusa, Gestor do Catraia Sonora e compositor de mão, pé e cotovelo cheios. Saca só a nova composição que o moço subiu para o seu canal no You Tube. Pra quem tá acostumado com a porrada no pé da orelha com a excelente Filomedusa, as composições solitárias de Saulinho são um sopro de brisa nesse calorão do Acre. Outra: a Marlton, que acabou de ter o projeto de gravação/lançamento do primeiro álbum aprovado pela lei municipal de incentivo à cultura, entra em estúdio sem muita pressa no próximo mês. Tá, isso pode não ser novidade. Mas a novidade mesmo é que o Dito, vocalista da banda, tá de aniversário nesse final de semana, deixando pra trás a menor idade. ;-)

+

Depois de Sexta?
Se hoje é sexta-feira 13 (risadinha maligna), amanhã é sábado 14 (risadinha irônica). E tem Feira do Sebo ali no Mercado Velho Novo. Lá, a Fundação Garibaldi Brasil põe pra jogo o resultado do Prêmio de Literatura FGB em comemoração ao centenário de Garibaldi Brasil (se você não sabe quem é, toma tenência e clica aqui). Tá marcado pras 17h. Vai lá.