terça-feira, 12 de junho de 2012

Acre participa de encontro de artistas e produtores culturais

Escrito por Leandro Chaves - leandrochaves@pagina20.com.br

Juntos Amazônia’ aconteceu em Porto Velho e reuniu representantes de seis Estados brasileiros da Venezuela


Artistas e produtores culturais da Amazônia estiveram reunidos entre os dias 5 e 9 de junho na capital de Rondônia, Porto Velho, para discutir formas de aproximação entre os coletivos de cultura para a construção de atividades conjuntas. O Juntos Amazônia é a primeira edição das etapas regionais do Juntos, encontro nacional do Circuito Fora do Eixo – uma rede presente em todo o Brasil formada por artistas independentes.

No Acre, o Fora do Eixo é representado pelo coletivo de cultura Catraia, que participou do evento ao lado de grupos de Rondônia, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Roraima. O evento também contou com a participação do produtor cultural do coletivo Terepaima Vive, da Venezuela, River Maduro, e de autoridades públicas rondonienses.

Entre as atividades desenvolvidas no Juntos Amazônia estão mesas-redondas, rodas de conversa, shows, intervenções artísticas, mostra de filmes, feira de trocas de produtos e varal fotográfico. As ações foram realizadas na Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, no Serviço Social do Comércio de Rondônia (Sesc-Esplanada) e na Casa Fora do Eixo, administrada pelo grupo Caos (Cultura e Arte Organizando o Social).

EVENTO discutiu formas de aproximação entre os
coletivos de cultura para a construção de atividades conjuntas


No evento, foram debatidas questões voltadas à autogestão dos artistas e produtores culturais independentes, como pontos de cultura, economia criativa e solidária, mercado cultural, tecnologia social, empreendedorismo e políticas públicas para a cultura.

Fundadora do coletivo Catraia, Karla Martins falou, entre outros assuntos, sobre a necessidade da sociedade civil ocupar espaços não somente com a ação artística, mas também de forma política, com a participação nos conselhos de cultura da região.

Já o venezuelano Maduro não descartou a possibilidade de trabalhar em parceria com o Fora do Eixo. “É uma luta coletiva e não individual. Juntos, somos mais fortes”.

Um dos destaques do evento foi para a produção musical independente, já que a maioria dos participantes desenvolve atividades ligadas a este tema. Sobre o assunto, foi discutida a nova identidade da música brasileira. Artistas e gestores dos coletivos contaram ainda suas experiências musicais e destacaram a importância de fortalecer o cenário alternativo e os festivais realizados no Norte qualificando o processo de trabalho e melhorando as parcerias entre os diversos grupos que atuam na região.

Rio Branco e Porto Velho têm dois dos eventos musicais mais expressivos do Norte, como os festivais Varadouro e Casarão, respectivamente - realizados uma vez ao ano.

Pontos de Cultura

Outra questão bastante debatida no Juntos Amazônia foram os Pontos de Cultura, espaços apoiados pelo Governo Federal para ações em diversas comunidades urbanas e rurais brasileiras. Também funcionária da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), ligada ao governo do Acre, Karla Martins destacou a importância de se estabelecer atividades culturais nos 22 municípios acreanos por meio do programa.

“Esses pontos são redes muito diversificadas espalhadas por todo o Brasil. Eles sempre existiram. O que houve foi apenas uma aproximação com o Ministério da Cultura (MinC) em relação a investimentos financeiros e técnicos”, esclareceu a gestora.

ATIVIDADES culturais
complementaram a programação do evento

O professor Sérgio Aragão administra um Ponto de Cultura em Tarauacá, a mais de 400 quilômetros de Rio Branco, chamado Formação Cultural e Inclusão Social da Associação de Moradores do Bairro Bento Marques. Para ele, as atividades representam “um jeito de construir laços com a comunidade, democratizando a cultura”. Sobre o encontro, o gestor comenta: “Esse intercâmbio colabora para novas ações em um processo em rede que pode se tornar infinito. O importante é acrescentar e fazer com que as pessoas tenham possibilidade de ter um ambiente cultural melhor para todos”.

Representante da Coordenação dos Pontos de Cultura acreana, Derivaldo Albuquerque também participou do Juntos Amazônia. Ele apresentou as ações a serem desenvolvidas para melhorar o programa no Acre. “A nossa ideia é visitar todos os pontos, reuni-los e fazer um diagnóstico situacional. Pegaremos experiências de outros pontos espalhados pelo Brasil e aplicaremos por aqui. A ideia é entender a funcionalidade e ver como podemos trabalhar com as trocas, para fortalecer a prática de cada espaço”.

Realização e parceria

O Juntos Amazônia é uma realização do coletivo Caos, Fora do Eixo-Rondônia, Circuito fora do Eixo-Amazônia, Partido Fora do Eixo e Universidade Fora do Eixo.

O evento teve parceria do Sesc Rondônia, Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer de Rondônia, Universidade Federal de Rondônia (Unir), Kanindé e Crystal.

Entre os parceiros, estão os coletivos Catraia (Acre), Canoa Cultural (Roraima), Palafita (Amapá), Difusão (Amazonas) e Terepaima Vive (Venezuela), além das entidades Interior Alternativo (IA), Central Única das Favelas (Cufa), Movimento Hip Hop da Floresta (MHF), Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), entre outras.

Um comentário:

REVISTA PZZ disse...

Parabéns pela Cena! Gostaríamos de fazer uma ponte e contribuir com o debate e organização coletiva! Saudações Carlos Pará! Revista PZZ