segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cineasta Sérgio de Carvalho lança seu primeiro livro: Noites Alienígenas

Três dias e três noites na periferia de Rio Branco e um mundo de drogas e alucinações onde personagens se cruzam e juntos criam uma história de outro mundo. Essa é a premissa de Noites Alienígenas, livro do cineasta e escritor Sérgio de Carvalho, que será lançado na próxima quarta-feira, 13, às 19 horas, no Teatro de Arena do Sesc. O livro foi vencedor do Prêmio Garibaldi Brasil 2010 na categoria romance.

A edição é independente, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Editora Pindaíba, que, fundada recentemente, tem o objetivo de lançar no mercado editorial do Estado obras de autores acreanos. Noites Alienígenas é a primeira obra da editora e o lançamento do livro também contará com uma exposição fotográfica de Guilherme Noronha, que realizou uma interpretação pessoal da obra em fortes imagens nos bairros de Rio Branco. No lançamento também acontece leitura dramatizada de trechos do livro, por Samyr Farias e Cassio Hericsson, além de um coquetel ao som de Cris Guto.

A obra
Durante três dias pela periferia de Rio Branco, o leitor de Noites Alienígenas mergulha onde as casas simples escondem um cotidiano intrincado, em que cada decisão e cada palavra têm o poder de decidir a vida ou a morte, com uma pitada de realismo fantástico. Complexos, os personagens fogem tanto do arquétipo de herói quanto do estereótipo de vítimas. Eles são pessoas de carne e osso, enredados na trama obscura do sedutor e perigoso universo da dependência química.

“É um tema que precisa ser debatido e, através dessa discussão, provocar uma reflexão”, conta Sérgio de Carvalho. A narrativa seca aos poucos revela os meandros desse labirinto. Família e sociedade estão envolvidas na jornada quase sempre desastrosa dos jovens personagens. Evitar o final trágico exige a coragem de não lavar as mãos, por mais distante que o problema possa, enganosamente, parecer. Tudo isso em pessoas que, por serem usuárias de drogas, tornam-se marginalizadas pela sociedade como se fossem alienígenas.

Nesta sexta-feira, 8, também acontece um bate-papo com o escritor Sérgio de Carvalho, às 17 horas, na Livraria Nobel. Noites Alienígenas tem tiragem de mil exemplares e estará à venda nas principais livrarias de Rio Branco, além do site oficial http:// www.noitesalienigenas.com.br/site/ e durante o lançamento. 

Nenhum comentário: