sábado, 3 de abril de 2010

II Maratona Cineclubista - Regime Ditatorial no Brasil



O movimento cineclubista acreano presenteia os cinéfilos de plantão com mais uma Maratona Cineclubista, que iniciou sua atividade em março, com filmes dirigidos por mulheres, visando homenageá-las pelo Dia Internacional da Mulher, como reconhecimento de suas conquistas. Já na II Maratona, o movimento cineclubista atento à necessidade de reflexões sobre um período mais tenebroso da história do Brasil, exibirá filmes sobre o Regime Ditatorial no país, em decorrência dos 46 anos de Golpe de Estado de 31 de março de 1964.

O evento acontece no dia 03/04 (hoje), na Filmoteca Acreana – Biblioteca Pública, das 14h às 20h. Ao final da sessão, teremos debates. ENTRADA FRANCA!

A Maratona Cineclubista surge como forma de celebrar, analisar e discutir o cinema estrangeiro, nacional, regional e local. Partilhando filmes e contribuindo para o processo de democratização do acesso aos bens culturais cinematográficos, colaborando para a formação de platéia, agregando todos os cineclubes acreanos, por meio da Câmara Temática do Audiovisual, instância do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

PROGRAMAÇÃO


* O que é cineclube? - Realização: Pão Com Ovo Filmes I 12'

Por meio de depoimentos de diversos cineclubistas, o documentário busca conceituar a atividade e toda sua gama de relações com a sociedade.

* Batismo de Sangue - direção Hélvecio Ratton I 110'

Baseado em fatos reais, o filme conta a participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar, no final dos anos 60. Movidos por ideais cristãos, eles decidem apoiar a luta armada, e são presos e torturados. Um deles, Frei Tito, é mandado para o exílio na França, onde, atormentado pelas imagens de seus carrascos, comete suicídio. O roteiro é uma adaptação do livro de Frei Betto, vencedor do prêmio Jabuti.

* Iracema Uma Transa Amazônica - direção Jorge Bodansky e Orlando Senna I 90'

Em contraste com a propaganda oficial da ditadura, que alardeava um país em expansão com a construção da Transamazônica, uma câmera sensível revelava os problemas que essa estrada traria para a região: desmatamento, queimadas, trabalho escravo, prostituição infantil. Misturando documentário e ficção, o filme narra a história da jovem Iracema e do motorista Tião Brasil Grande, emblemática da realidade brasileira. Iracema permaneceu proibido pela censura durante seis anos. Nesse período, ganhou prêmios em festivais internacionais e, em 1980, quando liberado, foi o grande vencedor do Festival de Brasília.

* Em Teu Nome ( Pré- ESTRÉIA) - direção Paulo Nascimento I 100'

No início dos anos 70 o Brasil vivia o endurecimento da ditadura militar.
A sociedade se organizava e resistia das mais variadas maneiras. Alguns grupos políticos optaram pela luta armada para enfrentar o regime. Partindo deste contexto, EM TEU NOME... conta a história de Boni, um estudante de engenharia de origem humilde, que adere a luta armada, mas carrega dúvidas e medos sobre se este seria realmente o melhor caminho.Boni teme pela família, pela namorada e pelo futuro, que parece mais incerto a cada dia. Como tantos, é preso, torturado e banido do país, ao ser trocado pelo embaixador suíço no chamado Grupo dos 70. No exílio no Chile, ao lado da companheira Cecília, passa a compreender a sociedade de outra maneira. Começa a trabalhar e a conviver com o povo chileno, percebendo que “para mudar a realidade é preciso primeiro entendê-la”. O golpe militar derruba Allende e transforma a vida novamente. Com Cecília e o filho Rodrigo (que nasceu no Chile), Boni parte para a Argélia (onde nasce mais um filho – Luciano) e posteriormente para Paris, onde é escolhido presidente do Comitê Brasileiro da Luta pela Anistia. Volta ao Brasil, nove anos depois de ter sido banido, com outra dimensão do mundo.

* Marighela - Retrato Falado de Um Guerrilheiro - direção Silvio Tendler I 55'

O documentário conta a história, as polêmicas, as vitórias e derrotas de Carlos Marighella, um dos líderes da luta armada contra a ditadura militar no Brasil. Autor do "Manual do Guerrilheiro Urbano" foi fundador da Ação Libertadora Nacional, primeiro movimento armado pós-64. Foi homenageado com o filme no ano em que completaria 90 anos.

O próximo evento, acontece em maio dedicado aos movimentos sociais.

Participe!

Realização
Associação Samaúma Cinema e Vídeo

Nenhum comentário: