sexta-feira, 2 de abril de 2010

Entrevista: Aarão Prado se diverte

Gilberto (esq.) e Aarão Prado (em destaque), no Festival Chico Pop 2009, por Talita Oliveira


Aarão Prado é multi-facetado: radialista, front man da banda Camundogs, repórter de TV e, recentemente, comentarista esportivo. Entre outros programas na rádio, comanda há alguns anos o Tardes da Aldeia, que "literalmente entregou sua programação pros ouvintes", interagindo com os twiteiros. Nesta conversa com Eduardo Di Deus, do Coletivo Catraia, Aarão fala sobre seus projetos atuais, entre eles o Coletivo P&ia e o circuito A cidade se diverte.


O show deste sábado faz parte do circuito A cidade se diverte. Como surgiu o circuito?
Surgiu em 2008 a partir da realização do Primeiro Festival Chico Pop, achamos que precisávamos dar continuidade ao trabalho e não ficar dependente apenas do festival em si!

Como está a preparação do Festival Chico Pop deste ano?
Muitas surpresas é só o que posso adiantar. Posso também dizer que acontecerá na Concha Acústica e será em dois dias 26 e 27 de junho.

Recentemente o P&ia Produções Artísticas se transformou em P&ia Coletivo de Cultura. Porque a opção por esta maneira de trabalhar e como tá sendo a estruturação do coletivo?
Acreditamos que mesmo com idéias diferentes podemos reunir pessoas que têm objetivos comuns, formando assim uma verdadeira rede de trabalho para o fortalecimento da cadeia produtiva. Respeitamos acima de tudo a individualidade e aceitamos as diferenças. Assim, achamos que poderemos chegar juntos a conquistas interessantes para todos. A aposta é valorizar a cadeia como um todo, atribuindo valoração ao trabalho e pontêncializando a contribuição de todos a partir do perfil de cada um. Hoje temos um mapeamento importante de quem são os envolvidos e os comprometidos, ambos têm a mesma importância para nós. As vezes dentro deste processo temos que saber a hora de ser cabeça e a hora de ser braço. Em cima destas idéias estamos construindo um pensamento comum, que não pode divergir com o interesse individual, e todas as pessoas que fazem parte disto contribuem no que se refere à estruturação do coletivo, claro que as contribuições são distintas mais igualmente valiosas.


Camundogs, no projeto Acústico em Som Maior 2009, por Talita Oliveira

Falando agora da Camundogs, conta pra gente um pouco do momento atual da banda.
Esse é sem dúvida o melhor momento que vivemos como banda em 12 anos. Certamente estamos 100% satisfeitos com o som que fazemos e com este momento como um todo. O relacionamento entre nós é algo ímpar e com a volta da formação original este elo está cada vez mais forte. Nem sempre uma banda sabe o que quer e como quer, hoje sabemos. E isso é melhor que qualquer tipo de reconhecimento.

Como tá sendo o trabalho de produção musical feito pelo André Dantas com a banda?
Na verdade um grande barato, o André consegue nos fazer compensar nossas próprias limitações, por outro lado, ele não têm experiência dentro do Rock e isso torna tudo bem fascinante. Aprendemos muito uns com os outros, ele têm um espírito bem camundogs e isso é fundamental para estarmos juntos.


André Dantas, por Jaderson Coelho

E essa novidade agora, como está sendo trabalhar como comentarista esportivo?
Tá sendo bem interessante, pois depois da música o futebol é minha paixão. Desde pequeno sempre fui um torcedor fanático, aquele que assiste a todos os jogos, sendo do meu time ou não. E apesar de o futebol acreano ser ainda uma novidade pra mim, eu tenho aprendido muito com as pessoas com quem trabalho, o [Leônidas] Badaró e toda a equipe da Difusora Acreana. São pessoas que gostam de futebol e gostam muito de ensinar. O Jornalismo esportivo sempre me fascinou, assisto a todas as mesas redondas.

Apresentar um programa totalmente interativo pelo Twitter, como você tem feito no Tardes da Aldeia, não deixa o locutor meio louco no meio de tantos pedidos?
As vezes deixa, mas a resposta imediata a seu trabalho é muito gratificante. É interessante saber o que as pessoas tão querendo ouvir. A rádio é muito fascinante, pois a resposta é imediata. É muito louco esse poder que a rádio tem de chegar em tempo real nos lugares, e quando cruzamos esse poder com a interatividade do Twitter o resultado é muito bacana. Hoje a programação do Tardes da Aldeia está literalmente nas mãos da galera. Apesar de que às vezes a gente tem que fazer umas enquetes pra ver o que toca ou não, como rolou essa semana com New Kids on the Block...

E tocou?
Sim! Step by step. E se tornou um campeão de pedidos no twitter, junto com Sidney Magal. [risos]

Finalizando, espaço aberto pra convidar o pessoal pro show no Teatrão neste sábado...
Acho que a camundogs é uma banda de teatro, shows assim sempre nos fazem dar algo mais. Esperamos todos lá. Acima de tudo será divertido e os outros artistas envolvidos também estão bem animados. Contamos com a presença de todos!


Serviço
Circuito a Cidade se Diverte
Bandas: Degradê, Capuccino Jack e Camundogs
Data e hora: sábado, dia 03/04, 20h
Local: Teatro Plácido de Castro - TEATRÃO
Ingressos:R$ 10 reais e R$ 5 reais (estudantes)

Mais sobre o show no blog do Festival Chico Pop.

Nenhum comentário: