terça-feira, 2 de março de 2010

Fotógrafos acreanos participam de exposição na Itália


Os fotógrafos acrenos Diego Gurgel e Talita Oliveira estiveram recentemente na cidade italiana de Nápoli para participar da exposição Dieci Fotografi Brasiliani, reconhecimento do trabalho que desenvolvem. Talita é parceira antiga do Catraia e de outros grupos culturais do Acre, tendo retratado com grande qualidade e sensibilidade muito do que rolou na vida musical da cidade. Tanto é que, com apoio do Fundo Municipal de Cultura, Talita prepara "a imagem da música", exposição audio visual sobre a música acreana. A seção "música" de seu Flickr é uma mostra do material que será selecionado no trabalho. O Caldo de Piaba terá a honra de participar do projeto compondo a trilha da exposição.

Diego e Talita fotografados por Paolo Vitale

Abaixo reproduzimos a carta-relato da viagem de Talita e Diego:

"Olá pessoal

Escrevemos para compartilhar um pouco sobre a nossa participação na exposição “Dieci Fotografi Brasiliani”, que aconteceu na cidade de Nápoli – Itália.

Saímos de Rio Branco no dia 4 de fevereiro e depois de muitas conexões e largo tempo entre de vôos e trem, chegamos a cidade de Nápoli no dia 6 de fevereiro, bem na hora da vernissage da exposição “Dieci Fotografi Brasiliani”. A exposição aconteceu no BereVino WineBar, um local bonito e bem conceituado, localizado no centro histórico da cidade de Nápoli. A exposição estava linda, bem montada, bem iluminada e também bem divulgada, pois havia muita gente presente no evento, prestigiando o nosso trabalho e dos outros fotógrafos brasileiros. Fomos bem recebidos pela curadora da exposição, Paula França, e o fotógrafo e colaborador do evento, Paolo Vitale. Lá conversamos sobre nossos trabalhos, trocamos experiências, contatos, opiniões e impressões, e nos sentimos felizes de ter o nosso trabalho, bem como também o dos outros brasileiros, projetados internacionalmente em um evento como esse.

Registramos da melhor maneira possível, mesmo com o tempo sendo pouco, algumas imagens da cidade de Nápoli e também de Roma e Lisboa, que foram trajetos obrigatórios no nosso roteiro econômico de viagem. O tempo foi curto, mas bastante intenso. Vimos o nosso trabalho sendo reconhecido em outro país, conhecemos lugares, culturas e pessoas diferentes e com certeza essa experiência se refletirá positivamente daqui pra frente, seja em relação a oportunidades de trabalho, seja em referências estéticas e conceituais em nossa fotografia.

Nesses links vocês podem ver algumas imagens que fizemos:
http://www.flickr.com/photos/talitaoliveira/
http://www.flickr.com/photos/gurgel

E especificamente do evento, no flickr da curadora da exposição, Paula França:
http://www.flickr.com/photos/mariapaulafranca/

Porém, tudo isso não seria possível sem a ajuda e o incentivo de todos os nossos amigos, família, imprensa e apoiadores. Como todos devem saber, os custos de uma viagem como essa são pesados para o bolso da maioria dos brasileiros, pois nossa moeda vale pouquíssimo comparado com o euro. Então, gastamos apenas com o essencial – passagens, traslado, alimentação e hospedagem – tudo da maneira mais econômica possível. Felizmente, deu tudo certo e chegamos aqui em Rio Branco muito felizes e satisfeitos, pois todo o esforço, correria e ajuda de todos, valeu muito a pena. Aqui gostaríamos de agradecer alguns em especial:

Fundação Elias Mansour
Daniel Zen
Leila Hoffmann
Restaurante Pecado de Gula
Jackie Pinheiro
Tiago Juruá
Alceu Ranzi
Mário Sérgio
Paula França e Paolo Vitale
Isis Farias, Mané do Café, Mira e Ariane


Abraços,

Talita Oliveira e Diego Gurgel"

2 comentários:

Thalyta França disse...

parabéns à eles =)
super merecedores!

Anônimo disse...

valeu pessoal!:)
e a honra de ter o caldo de piaba compondo a trilha da expo é toda minha!