quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Setembro é o mês da 5ª edição do Festival Varadouro

Novas atividades ajudam a conduzir a ideologia do evento
Por André Lima

Um dos maiores festivais de música independente do norte já tem data confirmada para os dias 25, 26 e 27 deste mês no Amazônia Rio, a partir das 20 horas. O leque de atrações musicais que integram o Festival Varadouro é composto por 21 bandas. Desse total nove são do Acre, três da região norte, outras três escolhidas pelo catálogo do Circuito Fora do Eixo, quatro dentre as regiões nordeste, centro-oeste, sul e sudeste e para fechar mais duas da América do Sul.

A escalação do Varadouro tem participação de 45% de músicos do Acre, além disso o esforço de integrar cada vez mais outros estados do norte ao Festival foi mantido. Essa não é apenas uma preocupação pela questão estética da qualidade musical do evento, mas também é a preocupação de ter um recorte regional para promover a circulação e integração de artistas que se caracterizam pela atuação nesse nicho da nova música brasileira.

“Esse sempre foi o intuito do Festival, por isso ele é utilizado como ferramenta de integração da música do norte do Brasil. Na medida do possível trazemos a maior quantidade de artistas que sejam dos demais estados da Região Norte, que é uma preocupação que nem todos os outros festivais de música independente levam em consideração. A idéia é representar na escalação um mosaico indicativo das demais regiões e de artistas que representem os outros lugares do país”, Daniel Zen - Membro do Coletivo Catraia e presidente da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour.

Os grupos musicais do Estado que não entraram para a escalação do Festival vão se apresentar durante a Semana Varadouro, que começou no último dia 21 e vai até 24 e vai passar por três espaços públicos: Horto Florestal, Capitão Ciríaco e Calçadão do Novo Mercado Velho. Já o II Congresso Fora do Eixo começou na última segunda-feira, 21, e vai até o dia 26 no Amazônia Eventos. O objetivo é debater políticas culturais da cena musical independente e para isso, representantes de pelo menos 13 estados do país vão participar do Congresso, que no ano passado aconteceu no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC).

“Essa é uma oportunidade única de unir todos os quase 40 coletivos de cultura ligados ao Circuito para promover a troca de experiências e definir metas para o próximo ano referentes a música independente. O primeiro Congresso foi bem produtivo e o segundo, agora aqui no Varadouro, vem mostrar que a coisa só tem a crescer”, Victor Manfredine – Membro do Núcleo de Comunicação do Coletivo Catraia.

Além da internet, outras mídias também estão sendo exploradas este ano. É o caso do Programa Varadouro que estreou no último dia 5 e vai ao ar pelas rádios Aldeia FM e Difusora. O programa é produzido por Kaline Rossi (Coletivo Catraia) e apresentado pelo radialista Aarão Prado com participação de Eduardo Di Deus (Coletivo Catraia). A idéia é relembrar a trajetória do Festival desde a primeira edição, através de dados e músicas, e ainda manter os ouvintes informados sobre a programação deste ano. Aos sábados a transmissão pela Aldeia FM é a partir das 16h30 e aos domingos pela Difusora às 11 horas.

Para mais informações sobre o Festival Varadouro acesse www.coletivocatraia.blogspot.com, www.festivalvaradouro.com.br ou mande e-mail para catraiacomunicacao@gmail.com. O Festival Varadouro e o Congresso Fora do Eixo contam com o apoio do SEBRAE/AC, com o patrocínio da PETROBRÁS através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet – e do Governo do Acre, através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour e apoio Cultural da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN) e Circuito Fora do Eixo. A realização é do Coletivo Catraia.”

Entendendo o Circuito Fora do Eixo - funciona como uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul no final de 2005. Começou com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota desde então batizada de Circuito Fora do Eixo.

A rede cresceu e as relações de mercado se tornaram ainda mais favoráveis às pequenas iniciativas do setor da música, já que os novos desafios da indústria fonográfica em função da facilidade de acesso à qualquer informação criou solo ainda mais fértil para os pequenos empreendimentos, especialmente àqueles com características mais cooperativas.

Alguns exemplos bem sucedidos do Fora do Eixo são o Grito Rock América do Sul, que agora está focado no avanço das relações com a América Latina, e também o Festival Fora do Eixo. Pela crescente atuação do Circuito veio a necessidade de criar um espaço que reunisse todas as informações de produtores, coletivos e artistas. Partindo desse ponto foi criado o Portal Fora do Eixo (www.foradoeixo.org.br), que facilita o acesso do público ao numeroso banco de dados que vem sendo gerado em todo o país pelos coletivos.

Sobre o Catálogo Fora do Eixo - criado em janeiro deste ano pelo coletivo de cultura Espaço Cubo (MT), é utilizado como uma ferramenta apresentada por meio de um amplo mapa com informações e contatos de produtores que participaram de projetos realizados pelo Circuito Fora do Eixo em 2008.

Este ano todos os coletivos indicaram três bandas para que fossem escolhidas para formar a escalação do Festival Varadouro. O Catálogo abrange oitenta e cinco pontos de produção participantes dos mais diversos projetos, com destaque para o Grito Rock, que só no ano passado inseriu mais de quarenta agentes produtivos na rede de ações.

Endereço: Final da estrada da Floresta - Ao lado da terceira ponte, na Via Verde – Ingressos a R$ 5 reais e R$ 2 reais para estudantes. Entrada franca até as 20 horas.


PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL VARADOURO 2009

Sexta-feira - dia 25/9
1 -Soda Acústica (RO) - www.myspace.com/bandasodacustica - 20h
2 - Capuccino Jack (AC) - www.myspace.com/capuccinojack - 20h40
3 - Devotos (PE) - www.myspace.com/oficialdevotos - 21h20
4 - Caldo de Piaba (AC) - www.myspace.com/caldodepiaba - 22h
5 - Plano Próximo (SP) - www.myspace.com/planoproximo - 22h40
6 - La mente (PERU) - www.lamenteperu.com - 23h20
7 - Mapinguarí Blues (AC) www.myspace.com/mapinguariblues - 24h

Sábado – dia 26/9
1 - Sps12 (AP) - www.myspace.com/bandasps12 - 20h
2 - Grupo Capú (AC) - www.twitter.com/grupocapu -20h40
3 - Guizado (SP) - www.myspace.com/guizado - 21h20
4 - Camundogs (AC) - www.myspace.com/camundogs - 22h
5 - Mostruo (ARG) - www.myspace.com/mostruo - 22h40
6 - Cidadão Instigado (CE) - www.myspace.com/cidadaoinstigado - 23h20
7 - Los Porongas (AC) - www.myspace.com/losporongas - 24h

Domingo - dia 27/9
1 - Caro John (AC) - www.acciolytk.blogspot.com - 20h
2 - Floresta Sonora (PA) - www.myspace.com/florestasonora1 - 20h40
3 - Nicles (AC) - www.myspace.com/bandanicless - 21h20
4 - Trilobit (PR) - www.myspace.com/bandatrilobit - 22h
5 – Filomedusa (AC) - www.myspace.com/filomedusa - 22h40
6 - Curumin (SP) - www.myspace.com/curumin - 23h20
7 - Móveis Coloniais de Acajú (DF) - www.myspace.com/moveis - 24h

SEMANA VARADOURO E II CONGRESSO FORA DO EIXO
Quinta-feira (24/09) – “Economia Solidária”
Local : Amazônia Eventos - 9 às 13 horas

* Orientador Ioshiaki Shimbo (Incoop) com análise de cases e proposições.
* Apresentação dos Coletivos por regionais

13 horas - * Almoço

14 às 17 horas
* Orientador Ioshiaki Shimbo (Incoop) com análise de cases e proposições.
* Apresentação dos Coletivos por regionais

17 às 18 horas - * Intervalo - Lanche

18 às 20 horas
* Grupos de trabalho (Portal fora do eixo / Agência Fora do eixo / Fora do Eixo Discos / Festival Fora do Eixo / Fora do Eixo card

20 horas - Show Mercado Novo

* Parafal
* Ultimato (RO)
* Macaco Bong (MT)
• Discotecagem Dj Stereotaxico


Sexta-feira (25/09) – “Artista e o Mercado musical”
Local : Amazônia Eventos - 9 às 13 horas

* Orientação Fabricio Nobre (ABRAFIN) e Sérgio Ugeda (TRONCO PRODUÇÕES)
com análise de cases e proposições
* Apresentação dos Coletivos por regionais

13 horas - * Almoço

14 às 17 horas
* Orientação Fabricio Nobre (ABRAFIN) e Sérgio Ugeda (TRONCO PRODUÇÕES)
com análise de cases e proposições
* Apresentação dos Coletivos por regionais

17 às 18 horas - * Intervalo - Lanche

18 às 20 horas
* Grupos de trabalho (Portal fora do eixo / Agência Fora do eixo / Fora do Eixo Discos / Festival Fora do Eixo / Fora do Eixo card

20 horas - Show Festival Varadouro - AMAZÔNIA RIO

Sábado (26/09) – “Plenária Final - Apresentação de propostas e fechamento dos trabalhos para o CFE”
Local : Amazônia Eventos - das 14 às 18 horas

* Apresentação de propostas, teses e artigos para o CFE - Rachel (Massa - SP) e Felipe Dandolini (Sindicatto - MT)
* Apresentação do plano dos grupos de trabalho
* Deliberações e encaminhamentos gerais acerca de todas as discussões e propostas realizadas fechando as diretrizes da conferência para 2010

Nenhum comentário: