quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PRIMEIRO DIA DO II CONGRESSO FORA DO EIXO

Loris - Coletivo Retomada - Montes Claros (MG)



Começou oficialmente no último dia 21 o II Congresso Fora do Eixo que reúne representantes dos coletivos que formam o circuito no Acre. A abertura do Congresso aconteceu no Horto Florestal de Rio Branco e além dos coletivos contou com a presença de gestores do SEBRAE de várias regiões do país.

A redação do Coletivo Retomada de Montes Claros (MG) conversou com Alex Lima, representante do SEBRAE/Acre, sobre esta parceria que está cada vez mais estreita com o Circuito Fora do Eixo. A aproximação é bem vista por ambas as partes e já existe entre alguns destes atores em suas respectivas cidades, como Goiânia e Fortaleza, onde a parceria é bastante ativa e gera excelentes resultados.

Segundo Alex, ele conheceu o Circuito Fora do Eixo durante uma reunião com Pablo Capilé na Feira da Música em Fortaleza.

(Foto de Renato Reis)

“Ele explicou um pouco o trabalho que o CFE está fazendo pelo Brasil e essa articulação em prol de uma rede de produção, de trocas solidárias. E isso é uma coisa que se encontra com o trabalho que o SEBRAE faz no Brasil, nós temos projetos de cultura, a maioria deles com música e outros tipos de artes integradas. Começa a iniciar um elo e um circuito novo de parcerias que vem agregar a este trabalho e eu acho que o SEBRAE tem muito a ganhar com isso, com estas parceiras, esta rede, aprender muito com vocês e eu espero que o Congresso passe isso para a gente. Que a gente fortaleça isso nacionalmente, estamos com alguns gestores do SEBRAE aqui. A idéia é que a gente consiga fazer uma rede nacional”.

Na noite de lançamento procuramos Karla Martins, representante do Coletivo Catraia, sobre a produção da quinta edição do Festival Varadouro.


(Foto de Renato Reis)

“O Varadouro migra de um espaço urbano para o que chamamos realmente de uma área mais arborizada, uma área de mais floresta onde possamos contemplar mais o conceito de festival da floresta, numa área onde há mais presença de árvores, um lago, a margem do rio Acre e brincando um pouco com a história do Acre, que dizem que foi onde tudo começou. Então nesses cinco anos, a gente espera estar fazendo um recomeço do festival”, Karla Martins (Coletivo Catraia).

Também aproveitamos a ocasião para conversar com Daniel Zen, secretário de cultura do estado do Acre e membro do Coletivo Catraia, sobre a realização do congresso aqui em Rio Branco. Segundo Zen, o Acre fica muito feliz em receber o Congresso Fora do Eixo, que partiu de um movimento social que hoje é um dos que tem maior alcance dentro do Brasil.

“Acho que a CUFA tem esse potencial, pouquíssimas outras associações, federações ou mesmo sindicatos tem esse alcance, essa representatividade e legitimidade que tem o Circuito Fora do Eixo”, Daniel Zen (Coletivo Catraia).



O Congresso é um momento muito importante para todo o circuito e está só começando. Você pode acompanhar tudo que anda acontecendo no Congresso Fora do Eixo pelo endereço www.congressoforadoeixo.wordpress.com, ou pela transmissão da WebTV Fora do eixo no www.livestream.com/tvforadoeixo.

Nenhum comentário: