quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O instrumental do Caldo de Piaba entra em turnê pelo interior do Estado

Projeto “Piaba no Kombão: caldo pra viagem” vai percorrer Sena Madureira, Brasiléia, Xapuri, Rio Branco e Plácido de Castro.
Por André Lima

O objetivo é valorizar e dar destinação cultural aos espaços públicos dos municípios, oferecendo gratuitamente à população uma opção de lazer diferente do comum. O show tem potencial para formação de platéia, na medida em que, além do repertório próprio, a banda resgata canções populares de artistas acreanos e outros, em versões novas e instrumentais.
“A escolha dos municípios se deu a partir de critérios como a proximidade da capital, o que torna mais barato os custos e mais simples a logística sendo possível, desta forma, ganhar experiência para projetos futuros”, Eduardo Di Deus – baterista da banda.
Os músicos se baseiam na idéia de auto-gestão do projeto. Assim, a banda vai ser responsável pela execução de boa parte das atividades, tais como planejamento, execução, divulgação e pós-produção e um grupo de cinco pessoas, vai dividir outras tarefas na produção.

Mas que som é esse?

A Caldo de Piaba fez estréia nos palcos acreanos em novembro de 2008 e realizou diversos shows em espaços importantes de Rio Branco, como na Usina de Arte João Donato, Casa de Leitura da Gameleira, Amazônia Rio, Toca do Lobo, Espaço Alternativo Palhukas, Festival Grito Rock e na Universidade Federal do Acre.

A mistura de influências é resultado da pesquisa musical que seus integrantes realizam. Guitarra e teclado conduzem a melodia, da mesma forma como acontece na lambada, guitarrada paraense, blues e em músicas populares brasileiras (a chamada “música brega”). Já o baixo e a bateria buscam em ritmos como ska, funk e samba-rock a inspiração para o encontro entre estes dois instrumentos. O pano de fundo das composições da Caldo de Piaba mistura um toque de psicodelia com uma certa liberdade de improviso que vem do jazz e com o que mais for surgindo.
“Além das nossas próprias canções, temos trabalhado releituras de canções populares, inclusive de artistas acreanos esquecidos, que nós reproduzimos em versões dançantes”, Saulo Machado – guitarrista da banda.

A banda acredita que este projeto vai enriquecer seu trabalho na medida em que durante as viagens ao interior haja troca de experiências e conhecimentos com o público e artistas locais. O projeto conta com patrocínio do Governo do Estado do Acre, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio das prefeituras municipais. Realização: Coletivo Catraia


Programação do “Piaba no Kombão: caldo pra viagem”

Sena Madureira - Dia 3 de outubro:
20 horas, na Praça 25 de Setembro

Brasiléia – Dia 10 de outubro:
19 horas, na Praça Hugo Poli

Xapuri – Dia 11 de outubro:
20 horas, na Praça São Gabriel / Abertura com Juvenal do Forró

Rio Branco – Dia 16 de outubro:
17 horas, palco montado em frente ao Colégio Acreano, no Calçadão do Terminal (Rua Benjamin Constant)

Plácido de Castro – Dia 17 de outubro:
19 horas, Praça dos Seringueiros