sábado, 7 de março de 2009

Festival de Arte e Cultura de Rio Branco


A Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac) promove de 5 de março à sábado, 7, o Festival de Arte Cultura de Rio Branco, que inclui na programação oficinas, cinema popular, feira de artesanato, contação de história, bonecos gigantes, danças populares e outras atrações culturais, a partir das 16 horas, no Centro de Tradições Populares - Quadrilhódromo. O festival, com o objetivo de estimular produtores culturais e a sociedade civil em geral, desde agosto do ano passado é planejado, não podendo ser executado em 2008. O evento acontece agora, com a colaboração de alguns parceiros, como a Fetac, Asacine, Liga de Kung Fu e Ministério da Cultura, com a aprovação do projeto no Fundo Nacional de Cultura, entre outros.

A Liquajac é filiada à Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (CONFEBRAQ). Sem fins lucrativos, tem compromisso com a comunidade, realizando atividades além de ensaios de quadrilha, mas promovendo a inclusão social e a formação cultural. Atualmente, 18 grupos de quadrilha são filiados à Liga - 17 de Rio Branco e um de Senador Guiomard. Os interessados podem procurar a Liquajac para se filiar, passando por uma etapa chamada "namoro", na qual a Liga avaliará se a equipe possui o perfil exigido.

"Os grupos filiados levam o nome do Estado do Acre aonde se apresentam", afirma Cleyber Roberto, membro da diretoria do Liquajac. Por isso é necessário possuir um compromisso maior com a sociedade para poder se filiar. Além da participação de grupos de danças, também são esperados no festival os alunos das escolas de Rio Branco, que, segundo Cleyber, necessitam de mais cultura nas aulas e eventos vinculados a elas.

A programação do dia 07/03

16:00 Roda de capoeira - Senzala
17:00 Marujada
18:00 Saci-Marupiara/ Jabuti Bumbá
19:00 Dança Afro CerNegro
20:00 Casamento Caipira
21:00 Quadrilha PegaPega

O Centro de Tradições Pouplares fica localizado no conjunto habitacional Ruy Lino.


fonte: Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário: