terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

GRITO ROCK VEM AÍ olê olê olá!


Nos dias 27 e 28 de fevereiro a edição do Grito Rock América do Sul, estará acontecendo aqui, em Rio Branco. Com 16 bandas, transmissão ao vivo dos shows pela Rádio Fora do Eixo, dois dias de festival, presença de bandas de Tarauacá (400km de Rio Branco) e de Porto Velho, banquinha com produtos de artistas independentes, cd's, camisetas e muito mais, o Grito Rock Rio Branco promete ser um dos melhores. Começa a partir das 20h e vai ser no clube AFELETRO, na rua Antônio da Rocha Viana, próximo a Igreja Universal (SEDE).

A programação do primeiro dia, 27 de fevereiro:
por Victor Manfredini

1. PARAFAL

Parafal é uma banda conhecida do nosso Grito. Abriu a primeira noite do festival do ano passado. E pela votação que teve no blog do Coletivo antes da prévia, é uma das bandas com mais fãs. Tem influências que vão dos anos 60, 70 e 80 até as bandas brasileiras dos anos 90. A banda é formada por Maurício Cunha na voz e violão, Osmayk Galvão na guitarra, Dayvid Jack, na outra guitarra, André Morais no contra-baixo e Thiago Ramos na bateria.

2. SCALPO

A banda de trashcore Scalpo (antiga Matéria Fecal) teve sua primeira formação no ano de 2000, com músicos que tinham na bagagem influências do underground, hardcore e thrash metal. É formada por Mozart no vocal, Rodrigo Santos na bateria, Jardel na guitarra e Júnior no baixo.

3. ZEBULOM

A banda composta por Arthur Cavalcante na guitarra, Romeu Kléber no contra-baixo, Max Júnior na bateria e Pedro Jacob no vocal, propõe uma linha de som indefinida entre o Death e o Thrash/Metal com vocal gutural marcante, riffs pegajosos e bateria inflamada. Suas letras discutem uma temática mais libertária e de reflexões sobre a vida.

4. TK7DOIS1 - Tarauacá

Banda do interior, formada há 4 anos no municipio de Tarauacá, 400 km de Rio Branco, a Tk7dois1 surgiu pra mostrar que também se faz rock distante das grandes cidades. Segue o estilo bem definido de banda pop rock, sendo influenciada principalmente por bandas nacionais como CPM 22, Capital Inicial e LS Jack e é composta atualmente por Leandro (Bateria), Milton (Contra-Baixo), Nilson (Teclados e Vocal), Randin (Guitarra), Janaina (Guitarra e Vocal) e Giovanni (Guitarra e Vocal). Com músicas autorais já prontas e apresentadas ao público, possui letras recheadas de frases feitas, amor e confusão, que caracterizam a adolescência.

5. SURVIVE

A banda foi formada em julho de 2006 com o propósito de tocar um estilo agressivo e técnico, o Metal Core, e têm como influências, grandes nomes da cena underground como: In Flames, Unearth, As I Lay Dying, Still Remains e outras. É formada por Josélio e Joziney Almeida, nas guitarras, Heryc Luís no contra-baixo, Renato Piauhy na bateria e Max Dean no vocal. Foi finalista no Waken Open Air, em São Paulo ano passado.

6. FRIDA KAHLO

Com influência de bandas e cantores dos anos 60, 70 e 80, como o rei do rock Elvis Presley e a brasileiríssima Jovem Guarda, a Frida Kahlo é uma banda com pouco tempo de formação, mas que vem ganhando notoriedade rápido com uma idéia bem colorida de trazer o rock'n'roll de uma forma nova e bem divertida. Formada há 7 meses se considera sem rótulos e propõe estar tocando sempre algo diversificado. A banda é composta atualmente por Rebeca Barbosa no vocal, Marcos Casas na guitarra, Alexandre Igor no contra-baixo e Kaline Rossi na bateria.

7. CALDO DE PIABA

Formada com o intuito de tocar algo diferente que mesclasse rock, brega, passando pelo funk sessentista, samba e ska, a Caldo de Piaba é o que há de versatilidade no viés do novo instrumental acreano. Com Fred Margarido nos teclados, Miúda no contra-baixo, Eduardo DiDeus na bateria e Saulinho Machado na guitarra, a banda com poucos meses de existência já fez várias apresentações pro público acreano e recentemente gravou 3 músicas para compor a primeira demo da banda, a ser lançada nos próximos meses.

8. NICLES

Iniciada em maio de 2001, a Nicles, banda de vanguarda do rock acreano, vem se destacando no cenário independente local e nacional desde sua formação, com apresentações em importantes festivais de música independente como o Festival Varadouro (do qual participou de todas as edições), Grito Rock Cuiabá 2007, Festival PMW 2007 e Grito Rock Goiânia 2008, além de ter sido indicada ao Prêmio Toddy de Música Independente na categoria de Destaque Regional no ano de 2006. Conta com canções que buscam lançar alguma mensagem axiomática nos seus delírios poéticos, tentando não se prender apenas nas influências musicais, e sim também em vários conceitos artísticos universais como: cinema, pintura e filosofia. As referências musicais da banda são: Velvet Underground, Joy Division, Radiohead, Tom Zé, Antonio Marcos e Cartola. Atualmente Flaming Lips e Sigur Ros vem estado também presente no cardápio musical da banda. “Nicles” que significa “coisa alguma”, é atualmente formada por Kilrio Farias nos vocais, Johnny Hatts na bateria, André Bandeira no baixo e Glauber Jansen na guitarra.


Nenhum comentário: