quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Daniel Zen é eleito Presidente do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Cultura

O presidente da Fundação Cultural Elias Monsour (AC) e membro fundador da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes) e do Circuito Fora do Eixo Daniel Sant'ana – mais conhecido no meio da música independente como Daniel Zen – foi eleito Presidente do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Cultura.

A escolha aconteceu no último dia 12, durante a 4º reunião ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. Daniel Zen, 28 anos, foi eleito por unanimidade. No evento aconteceu também a redação da Carta de Salvador, que recomenda modificações na polêmica Lei Rouanet e a aprovação da proposta de emenda que destinará, se aprovada, no mínimo 2% do orçamento da união para a cultura.

O começo da carreira de Daniel Zen se deu à frente da Catraia Records, um selo fonográfico dedicado ao setor da música independente, que colocou o Acre no mapa da música nacional ao lançar a banda Los Porongas e produzir o Festival Varadouro. Em 2005, Zen foi um dos principais articuladores que deu início ao Circuito Fora do Eixo, e também da Abrafin (Associação Brasileira dos Festivais Independentes), que tem o Varadouro como um dos festivais fundadores.

À medida que foi se articulando nacionalmente, a Catraia deixou de ser um selo pra se tornar um coletivo, continuando a produzir o Festival Varadouro, trabalhando com a formação de agentes culturais e ainda investindo na distribuição e circulação de bandas. Um exemplo desse caso é o Filomedusa, banda de Rio Branco cujo baixista é o próprio Daniel Zen, e que conta com outros agentes do Coletivo Catraia. A banda tem circulado por várias regiões do país, obtendo sucesso entre público e crítica.

É salutar a presença cada vez maior de agentes da cultura independente ocupando espaços no poder público. Foi uma excelente notícia quando há três anos atrás, Daniel Zen foi escolhido como o novo secretário estadual de cultura do Acre (ou presidente da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, oficialmente falando).

E é com o mesmo entusiasmo que a Abrafin recebe agora mais essa boa nova, pois evidencia que o passo galgado em prol da construção de um momento cultural novo no Brasil vem encontrando cada vez mais ressonância junto a outras esferas sociais.



+ mais

Nenhum comentário: