sábado, 20 de setembro de 2008

Varadouro também investe na comunicação alternativa

foto de transmissão da Web Rádio Fora do Eixo


Uma das principais características dos festivais brasileiros que surgiram nos últimos anos é a capacidade extrema de existir e se auto gerir de maneira independente. E esse fator se estende para um dos campos de atuação do festival, a comunicação, que buscou maneiras alternativas de transmitir informações, evitando se tornar refém das mídias de massa.

Uma das experiências que vem dando muito certo nesse circuito é a produção de rádios alternativas. Surgiram várias pelo país. E sendo o Varadouro um dos festivais independentes mais representativos do circuito, essa tecnologia não poderia passar despercebida. Já está confirmada a transmissão ao vivo do festival pela Radio Fora do Eixo, exibida no Portal Fora do Eixo (www.foradoeixo.org.br).

As transmissões ao vivo já foram feitas em 3 ocasiões: Festival Calango(MT), Festival de Cururu e Siriri(MT) e Festival Jambolada(MG). Assim como no Calango, o Varadouro trabalhará com vários núcleos de produção de comunicação alternativa nas ações da rádio. Em especial, Cubo Comunicação, Catraia Comunicação e Programa Reator, na figura do radialista de web Pedro Fernandes, de Goiânia. E mais os coletivos e veículos que se dispuzerem a ter alguns minutos de programação na transmissão.

Segundo Veriana Ribeiro, coordenadora de comunicação do Varadouro, a transmissão da Radio Fora do Eixo traz um adendo muito interessante à cobertura do festival. "Antes, o Varadouro só era transmitido pela Radio Aldeia, do governo, que tem transmição via internet. Mas com um número muito baixo de ouvintes, senão a conexão cai. Esse ano, com a Rádio Fora do Eixo, o número de ouvintes vai aumentar, alem de termos mais opções".

Para ouvir a transmissão ao vivo do Varadouro, basta acessar o Portal Fora do Eixo, nos dias 26 e 27 de setembro.

Nenhum comentário: