sexta-feira, 27 de junho de 2008

Rapidinhas Catraieiras (com limão)


Danger, um dos novos da eletrônica e algumas peças da dupla
Cissa Maia e Daniel Medeiros: oficina de grafite no Varadouro 2008



Rapidinho
Amigo, por favor, me traga uma água. Com gás ou sem gás? Sem. Com gelo ou sem gelo? Com. Com limão ou sem limão? Com e rápido. Sim, senhor. Beijos e me liga!

+

Música Eletrônica
O papo aí em cima era só pra descontrair. Continuo a minha campanha de trazer a música eletrônica para perto dos nossos conterrâneos - afinal de contas, o movimento nasceu da necessidade de fazer música de gente sem muita grana, a partir de samples, cortes, copia e cola de outras músicas. Música independente é isso: produzir alguma coisa na adversidade, seja lá como e o que for. Tem gente que torce o nariz pra música eletrônica. Mas tem quem faça a mesma coisa com rock, com samba, com música clássica e outras vertentes. Claro, vale lembrar que todo estilo musical tem seus maneirismos (vide o rock e suas mil bandinhas a la Strokes) e a eletrônica tem os seus (e são um pé no saco!). Música eletrônica não é poperô, música eletrônica é, entre outras tantas pérolas como Danger (vá de American Boy), Shocking Pinks (vá de Cutout) e Midnight Juggernauts (vá de Into The Galaxy).

+

Coluna Social da Cultura Independente
Putz grilo, sei que é cafona, mas vou ter que falar: bacana demais o fato de mais uma pessoa
pedir pra entrar no Catraia. Depois da Laurinha Felício e da Aline Magno, agora foi a vez da Beatriz Feres, a Bia - que quer ajudar na produção do Varadouro e tudo que vier antes e depois dele. Prova de que a coisa aglutina gente interessada em fazer a diferença na cultura independente. Ba-ba-do! Enxerga além do próprio umbigo? Chega junto.

+

Coluna Social da Cultura Independente II
Como um assunto puxa outro, a diferença também está sendo feita pelo pessoal da Câmara Temática de Jornalismo. Mais duas pessoas apareceram na última reunião pra engrossar o caldo. Juliana Barros e Alexandre Noronha, ambos estudantes da UFAC (fuçando por aí descobrimos aqui que a Juliana tem um blog e que tira fotos super legais, clica aqui pra ver). Na Câmara Temática a turma discutiu alguns projetos para acessar o Fundo Municipal de Cultura através do edital de Formação e Circulação. Na pauta: uma oficina de jornalismo cultural e um jornal independente bimestral que sirva de vitrine/estímulo para focas e veteranos.

+

O velho/novo Horto Florestal. Como dizem os acreanos: bonito que só!


Agenda Cheia: DCE, Norte Noise
Nicles, Filomedusa e Los Porongas, o trio porrada de bandas rio-branquenses, se apresentam no famoso palquinho do DCE da UFAC no dia 04/07. No dia seguinte, no quadrilhódromo do Tucumã várias bandas se reúnem para o I Norte Noise, marcando o lançamento do Núcleo Artístico de Heavy Metal do Catraia - que é liderado pelo Survive Max Dean. Ali embaixo eu falo mais um pouco sobre a movimentação.

+

Grafitão
O Varadouro 2008 promete. Uma das oficinas/mesas de debate que podem rolar durante o festival é voltada pra moçada de artes urbanas. Juntos numa mesa, o mezzo matogrossense, mezzo acreano Adão "Babu" Segundo, o carioca Daniel Medeiros e a brasiliense radicada no Rio de Janeiro, Cissa Maia, todos eles com passos firmes no grafitte e outras manifestações artísticas e gráficas de rua. Babu atua em Rio Branco e é um dos artistas mais bacanas da terrinha. Já os cariocas desenvolvem trabalhos em muros e peças de roupa, e chegarão na cidade pelo projeto do Clube de Intercâmbio da Cultura, que o Catraia tá elaborando junto da Câmara Temática de Produção/Agente Cultural. Se liga no blog catraieiro e não perde não, brô!


+

Móveis com Goma
Essa é pra deixar uns com gostinho de "eu quero!" na orelha: o Móveis Coloniais de Acaju (MCA para os íntimos) comemora seis meses de Coletivo Goma (parceiro do Catraia) no dia 28/06, lá em Uberlândia. Pra quem não sabe existe uma enorme e (tomara!) possibilidade dos caras tocarem por aqui no Varadouro 2008. Em agosto os caras embarcam para a Bélgica, onde tocam no Pukkelpop Festival. Por enquanto saboreia por aqui e por aqui: http://www.moveiscoloniaisdeacaju.com.br/movelaria/

+

Colírio/Suspiro
Já foi no novo/velho Horto Florestal? A re-inauguração do ponto foi ontem, quinta-feira. Ficou muito bonito. Há dez anos, quando eu morava ali por perto, jamais imaginaria que aquele amontoado de árvores bonitas, todas elas esquecidas ali, pudesse se transformar em algo melhor. Pra mim, esse Horto tem história. Lembro de um piquenique que fiz com meus pais e minha irmã, quando éramos uns pitocos de gente - isso lá pelos idos de mil novecentos e oitenta e sete. A coisa toda tá linda. Vai lá!

+

A capa bonita da britânica Muse, Pelle Almqvist (do Hives)
e a banda Bloc "Bennetton" Party: Brasília em ebulição internacional.


Brasília Ferve
Tem Muse na edição 2008 do Porão do Rock, famoso festival de Brasília. Vai brincando, vai! Rola dia 02/08 e promete. Como se não bastasse, no Pílulas do Porão, em 02/09 rolam os suecos do Hives. E ainda dizem as aspas oficiais de Lúcio Ribeiro - que são as mesmas fontes do candango Marcão - que pela capital federal rola um Bloc Party lá por novembro (que tem também Spoon, mas é em Sampa). P*rra! Tomara que rolem também várias promoções aéreas.

+

Esqueça!
É o que diz Lúcio Ribeiro sobre a vinda, em 2008, da banda inglesa Radiohead ao Brasil. (droga!)

+

Dicas Fora do Eixo
Falando em Spoon, se você não conhece clica aqui e ouve - procura por aí o disco Ga Ga Ga Ga Ga e vá de Don't you evah, Finer Feelings e Rythm & Soul. Voltando ao Brasil, conhece os meninos de Porto Alegre do Apanhador Só? Então, clica aqui e ouve (vá de Balão-de-vira-mundo). Outra bandinha legal é a banda Nova Pasta, de Campinas. Meio loqui, mas vale o estranhamento: vá de Se Você For À Cozinha Me Traz Um Copo D´água ou qualquer uma outra. Dicas da produtora Ana Helena Sousa.

+

Minha Revista
A HP (aquela que faz impressoras, computadores e afins) lançou o MagCloud, uma iniciativa que permite às pessoas publicarem revistas impressas sob demanda. Funciona assim: eu confecciono minha revista, digo como vai ser, quanto vai valer e quando vou receber, que eles imprimem. Rola até de incluir publicidade. O gasto é mínimo, a idéia é do c*ralho, mas só rola (por enquanto) nos States. Já pensei na Catraia Magazine. Um barato! (via Blue Bus, aqui)

+

Layouts do website da loja Lado B: design catraieiro em prol da cultura independente

Lado B & Catraia
Tá na reta final o projeto da parceria entre a loja de moda alternativa Lado B e o coletivo de cultura independente Catraia. O projeto de um site produzido pelo Núcleo de Comunicação e Marketing do coletivo servirá para lançar a moeda social Catraia Card. Além da peça eletrônica, há um posicionamento estratégico com lançamento da campanha Meu Lado B e do canal web Lado B TV, com novidades de esportes radicais. Supimpa! Onde fica a Lado B? Não tem erro: fica ali na Isaura Parente, nas lojas de conveniência do posto BR.

+

Barulhão do Bom
Tudo certo para o I Norte Noise no dia 05/07 (sábado), organizado pela turma do Catraia de Metal, núcleo artístico de Heavy Metal do Coletivo Catraia. Quadrilhódromo reservado, som engatilhado, escalação na fita, correria pra lá e pra cá, hotel pras bandas de Porto Velho e...Ufa! A galera do metal tá mobilizada pra chacoalhar a cena. A idéia é fazer um evento atrás do outro, estimulando o intercâmbio das bandas locais com bandas de outros estados e outras ações que fortaleçam o movimento. Ouvi falar até de uma exposição especial no Varadouro 2008 sobre a história do Heavy Metal no Acre. ;-)

+

Dicas Marotas
Já ouviu a marotagem do Vampire Weekend? Deixa pra torcer o nariz depois, clica (vá de Oxford Comma) e ouve. Pra mostrar que sou eclético, vou correr agora pro lado do Bob Marley - mas não pra ele em si, que é muito fácil. Vou de Gladiators, um clássico da Jamaica. Curte, brô! Responsa! Aí a gente volta para a marotagem (porque minha praia é o experimentalismo) com Dubstrong (vá de Dub vs Pyroman). Dubstrong é meio dub, com ragga, com breakbeat - que são estilos quebrados de música eletrônica. Opa! torceu o nariz? Então vai com os argentinos do Mutandina, aqui. Escolhe qualquer uma. Se não gostar, desiste, cara. Vá ouvir Calypso!

+

Políticas Públicas de Cultura
Sábado, 28 de junho, às 08h (pela manhã), no auditório da Escola Armando Nogueira (sabe onde é?), tem reunião da Plenária do II Fórum Setorial de Arte. Se eu fosse você ia lá pra olhar na cara de quem dita o que é bom para a coletividade (e não pro próprio umbigo). Vou indo nessa. Abraço, Reitores!

Um comentário:

Veriana Ribeiro disse...

e bota limão.
vc iria acreditar se eu falasse que Don't you evah é o toque do meu celular?