sexta-feira, 18 de abril de 2008

Produções acreanas abrem o FESTCINE Amazônia Itinerante em Rio Branco


O FESTCINE Amazônia Itinerante, Festival de Cinema e Vídeo Ambiental que se realiza todos os anos na cidade de Porto Velho, desde 2003 na capital de Rondônia, chega a capital acreana nesta sexta-feira, dia 18 de abril.

Filmes e vídeos de vários estados brasileiros compõem o acervo do festival, dentre elas destacam-se Judas-Ahsverus de Rodrigo Neves e O Tecido e a Borracha dirigido por Sérgio de Carvalho. Os dois cineastas acreanos são convidados especiais para abertura as 7 da noite no auditório da Escola Barão do Rio Branco.

Judas-Ahsverus é uma produção que participou do Festcine Amazônia em 2005.O filme é uma narração de texto de Euclides da Cunha, em uma metáfora sobre o sofrimento do seringueiro escravo e a malhação de Judas no Alto Purus no inicio do século XX. Carlos Vereza narra a produção acreana, Celso Kava dirigiu a fotografia e a montagem é de Jimmy Bob, com produção executiva de Charlene Lima.

O Tecido e a Borracha, dirigido por Sergio de Carvalho narra a falência da borracha, onde muitos seringueiros se vêem sem opção de trabalho na floresta. Muitos deles migraram para os centros urbanos em busca de melhores condições de vida. Sem preparo para a vida na cidade acabam por inchar as periferias acreanas. O filme tem duração de 22 minutos e tem a sua fotografia e sonorização feita por Waldir Guimarães.

Para Jurandir Costa, curador do Festcine Amazônia e membro da diretoria da Associação dos Documentaristas Brasileiros em Rondônia afirma que “a integração cultural através do audiovisual é mais que necessária entre os dois estados, precisamos nos aproximar cada vez mais e temos muito o que aprender com o Acre, um estado que tem uma preocupação enorme na preservação da sua memória e seus valores culturais e ambientais”.

A equipe do Festcine Amazônia Itinerante segue para o Peru, onde exibirá produções legendadas e narradas em espanhol nas cidades de Porto Maldonado e Cusco.

O Festcine Amazônia Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura/Fundo Nacional de Cultura, Petrobras através da Lei Rouanet, tem ainda o apoio da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Unir, Secel e Prefeitura de Porto Velho.


FESTCINE Amazônia Itinerante
Quando:
HOJE
Horário:
19h
Onde:
Auditório do Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CERB)
Entrada Gratuita

Nenhum comentário: