terça-feira, 15 de abril de 2008

Portal Fora do Eixo: Conectando Coletivos de Cultura

Conectando coletivos culturais de norte a sul, leste e oeste, entra no ar o Portal Fora do Eixo, um espaço no mundo virtual para promover a cultura independente do mundo real. O portal promete ser um centro de convergência de notícias, bandas, artistas e produtores culturais ligados à rede de produção do Circuito Fora do Eixo e todos os coletivos ligados a ele, como é o caso do Coletivo Catraia.

“O Portal é um projeto antigo do circuito, a primeira proposta de integração se deu através dele. A questão é que só agora o circuito teve uma capacidade de produção de cards suficientes para fazer o projeto se realizar” explica Marielle Ramires, do Espaço Cubo, um dos coletivos idealizadores do Circuito Fora do Eixo.

Elaborado depois de muito planejamento, o portal será gerenciado por um Conselho Gestor, formado pelos editores de Web TV e Rádio, Fotografia e Redação, além de representantes de
Marketing, que irão desempenhar um papel importante nas relações públicas, comerciais e nas articulações do setor de distribuições. O conselho também irá contar com a participação de um núcleo administrativo.

Com a proposta de motivar a circulação de bandas, produtores, selos e a distribuição de produtos culturais como álbums e outros acessórios de divulgação cultural, o portal deseja ser mais que um simples site de notícias. “O portal será a grande interface do Circuito Fora do Eixo. Será o veículo de escoamento de produção de todos os núcleos atuantes dentro dos coletivos, seja de comunicação, através da publicação de notícias, dos programas de web rádio, web TV e fotografia, seja de distribuição, através da loja virtual” reforça Marielle.

Por Rio Branco, o Coletivo Catraia reforça a parceria com o Circuito, através da produção de conteúdo. “O Catraia é uma das pontas do Circuito Fora do Eixo e vem ajudando o portal desde sua concepção. Além de fornecer pautas para a equipe de jornalismo, o Catraia também integra o núcleo de Planejamento e Marketing do Fora do Eixo.” Esclarece Janu Schwab, gestor de marketing e planejamento do Coletivo Catraia.

As notícias no blog do Coletivo Catraia saem automaticamente no Portal usando a tecnologia RSS, além disso, os discos produzidos aqui serão vendidos na loja virtual do portal e serão distribuídas pelos coletivos Brasil a fora - como já é o caso do ep da banda Blush Azul e do compacto rec da Filomedusa.

Ao mesmo tempo em que o Coletivo ajuda o portal Fora do Eixo, este se torna um importante apoio para os artistas acreanos, movimentando a cena daqui. “É um esforço feito para que as bandas enxerguem as possibilidades que existem nessa união entre artistas e produtores culturais. É um esforço para fazer cair por terra de uma vez a velha e ruída estrutura da indústria cultural ligada às grandes gravadoras. Tudo é possível, quando se caminha junto.” defende Janu.

OqueOndeQuandoComo?
Portal Fora do Eixo, convergência virtual
da produção independente de todo o Brasil.
A um clique do seu mouse, sete dias por semana.
http://www.foradoeixo.org.br



EXTRA SEXY SAIAS & ROCK'N'ROLL
Ao Vivo da Concha Acústica
Por Veriana Ribeiro

Os frutos do evento realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher continuam a aparecer. No dia do Tributo Catraia Amarela aos Beatles (sábado, dia 11/04) aconteceu o lançamento da coletânea “Sexy, Saias e Rock’n’Roll – Ao vivo na Concha Acústica 2008”.

“A idéia inicial era fazer o registro do áudio das bandas, como a qualidade ficou bem bacana, nós decidimos lançar a coletânea com duas faixas de cada banda que participou do evento” explica Saulo Machado, gestor no núcleo de sonorização do Coletivo Catraia.




A coletânea vem com duas músicas das bandas Suicide Spree, Calango Smith, Blush Azul e Filomedusa, todas com integrantes femininas empunhando instrumentos (ou microfones) e mostrando as diversas facetas da música e das mulheres acreanas. “O compacto mostra a qualidade das músicas e arranjos que as bandas estão produzindo” e podem ser encontrado na barraca de vendas do Coletivo Catraia, presente em todos os eventos do coletivo, pelo singelo preço de R$ 5.

Nenhum comentário: