quinta-feira, 24 de abril de 2008

Barbatuques em Rio Branco


Rio Branco bem poderia estar nas rotas da cultura brasileira. Imagine, a maravilha que seria receber em vários dias da semana os vários espetáculos que transbordam por ali, no eixo Rio-São Paulo. A distância é fogo! Mas a barreira geográfica vai ficando para trás, pouco a pouco, enquanto a disposição para a boa cultura cresce, tramada por boas políticas de incentivo.

Prova disso é a chegada do grupo paulista Barbatuques à Rio Branco, através da FEM e da Usina de Artes João Donato. Donos de uma proposta interessante, que alia pesquisa musical com expressão corporal, o Barbatuques nasceu de uma brincadeira, nos idos de 1988, e que se transformou num trabalho intenso de pesquisa.

Pouco conhecidos no Brasil, mas com turnês realizadas pela Europa e América Latina, o Barbatuques dá de presente (o valor do ingresso é muito acessível) aos acreanos a oportunidade de visualizar as possibilidades do corpo humano no muito além do que se vê - e ouve. É um espetáculo interessante. Plá-ti-cum-pss!

Veja e ouça também
Já ouviu/viu Stomp? Embora com resultados diferentes, Barbatuques e Stomp - grupo inglês que tem a proposta de extrair musicalidade através do uso de objetos comuns - possuem ligações: o teatro físico e o acesso ao passado tribal, o uso do cotidiano na construção de melodias e a dinâmica musical. São referências importantes. A sonoridade do grupo brasileiro, porém, não tem igual.

OndeQuandoQuemQuanto?
Grupo Barbatuques
na Usina de Artes João Donato
26 e 27 de abril, 20h
ingressos R$ 5 (inteira) R$ 2,50 (meia)

Nenhum comentário: