sexta-feira, 14 de março de 2008

Nicles: Saindo do Forno*

Kilrio e seu megafone: axiomas despretensiosos do Incrivel Poeta Hulk


Em 2001 criou-se o embrião do que é hoje a banda acreana Nicles. De lá para cá a banda se fez e se refez algumas vezes. Entre uma apresentação e outra, deixou palavras de lado, apoderou-se de outras e anexou a si novos conceitos - só o empirismo liberta! De palco em palco, o vocalista Kilrio Farias vem crescendo junto ao som que seus colegas sugerem fazer, deixando suas performances cada vez mais marcantes. Nos palcos (e fora deles) de Rio Branco ele e o baixista André Bandeira são uns dos poucos que, mesmo despretensiosamente, se comportam como artistas conscientes da importância da sua música e letra para a cena independente.

Agora, anos depois do primeiro começo e dos muitos recomeços, a Nicles se prepara para tirar do forno seu primeiro trabalho de estúdio. Com o nome ainda guardado a sete chaves, o álbum será lançado em 2008 junto a um material de releitura da banda no seu já nem curto tempo de independencia nos confins acreanos. Adiantando a surpresa, subiram duas músicas recém gravadas para seu sítio do MySpace. São músicas que não falam muito do que a Nicles é ao vivo - quem já viu a banda pode se incomodar com os vocais limpos ou a falta de microfonia nas guitarras. Mas é uma oportunidade de entender a poesia de Kilrio e caçar as influências na sonoridade de uma banda que bebe em diferentes fontes.

Eles se consideram detentores de uma poesia curta, mas que busca lançar axiomas no ar.
Assim como se consideram influenciados por bandas mutáveis e por outras formas de expressão artística e de conhecimento humano como filosofia, cinema e artes plásticas. Mas negam qualquer rótulo de intelectualidade. Com esse conceito talvez estejam atirando para todo os lados, disfarçando erros, sobrepujando acertos. Mas o fato é que existe uma força criativa na Nicles que luta para se tornar coesa - o que no caso deles é excelente! Não chega a ser a verdade absoluta, mas é uma parte dela. Como diz Kilrio em uma de suas músicas, ser sincero requer cuidado.


Nicles no Grito Rock Goiânia: acreanos que podem ir além.



OndeComoQuandoQuem?
Nicles, banda de André Bandeira, Kilrio Farias
Glauber Jansen, Johnny Ratts e Fred Margarido

lançam músicas e vídeos no MySpace
http://www.myspace.com/bandanicless

Balanço da Catraia
Com Nicles, Dona Chica, Grupo Capú e Dj Dande Tavares
dia 29/03, sábado, a partir das 21h45, no Flutuante
R$ 6, R$ 3 lista amiga/estudante

* Sugestão de pauta: Hugo Cappuccino Jack Costa, colaborador do Coletivo Catraia
Foto: Renato Reis, aqui

4 comentários:

Lucas Silva disse...

realmente, ao vivo é outra coisa!

Menina França disse...

ótima sugestão Hugo =*

Anônimo disse...

ótima resenha!
banda duca.

Anônimo disse...

massa...
pra mim a nicles é foda !!!!